A formaÃÃo do leitor em cenÃrio escolar intercultural de fronteira. / The reader formation in an educational scenery of an intercultural border.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

14/03/2012

RESUMO

Pensando na realidade geogrÃfica do Oeste do ParanÃ, espaÃo de convivÃncia de vÃrias culturas e lÃnguas, percebo que essa realidade multilÃngue / multicultural deve ser considerada ao trabalhar-se com o ensino de lÃngua materna. Dessa forma, neste trabalho analiso um contexto de ensino de lÃngua portuguesa, especificamente de aulas de leitura nessa lÃngua, verificando o desenvolvimento dessas aulas, observando como os agentes sociais envolvidos interpretam as aÃÃes ali realizadas e como ocorre a formaÃÃo de leitores neste contexto. Quanto à sua caracterizaÃÃo, esta à uma pesquisa qualitativa / interpretativista de cunho etnogrÃfico, posto que se interessa pela interpretaÃÃo das aÃÃes realizadas em um ambiente natural de ensino-aprendizagem, preocupando-se com o processo no qual os agentes sociais estÃo inseridos. Para a geraÃÃo dos registros, optei por realizar gravaÃÃes em Ãudio e vÃdeo das aulas assistidas e por desenvolver diÃrios de campo. Tais registros foram analisados à luz dos pressupostos teÃricos de Kleiman (1992, 1993, 1998 e 2004), Smith (1999), Martins (1994), Fairclough (2001), Moita Lopes(1998), Pires-Santos (2004, 2008, 2010), Vygotsky (2002), Zilberman (2001), Silverman (2009) e Silva (2009), entre outros, que me ajudaram a perceber como os participantes estÃo envolvidos na construÃÃo de sua realidade social atravÃs da linguagem. Com esta pesquisa, espero contribuir com futuras reflexÃes sobre o ensino de portuguÃs em contextos onde o multilinguismo e o multiculturalismo sÃo fatores que nÃo podem ser ignorados.

ASSUNTO(S)

leitura formaÃÃo do leitor multiculturalismo identidade e fronteira reading reader formation multilingualism multiculturalism multilinguismo identity and frontier letras

Documentos Relacionados