Teatro Rio De Janeiro
Mostrando 1-12 de 128 artigos, teses e dissertações.
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1. O TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO DE SÃO PAULO, 1945-66
RESUMO Trato da experiência do Teatro Experimental do Negro de São Paulo, companhia teatral menos conhecida que o grupo no qual se inspirou, o Teatro Experimental do Negro do Rio de Janeiro, criado em 1944. Analiso a formação do grupo, propostas, parcerias e engajamentos antirracistas e anticolonialistas, assumidos entre 1945 e 1966. Acervos de jornais e
Novos estudos CEBRAP. Publicado em: 2022
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2. A PLACE OF SEEING: PEOPLE’S PALACE PROJECTS AND THE CITY OF RIO DE JANEIRO
RESUMO Desde 2002, o Rio de Janeiro é um lugar de onde a People’s Palace Projects (PPP) contempla o mundo. Criada em 1997, a PPP é um centro de pesquisa e uma organização artística profissional que tem como objetivo explorar como as artes podem responder a crises sociais urgentes e combater a injustiça social. Neste artigo, o diretor artístico da PP
Estudos Históricos (Rio de Janeiro). Publicado em: 2022
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3. Towards an Alternative 1922: Popular Culture and Rio de Janeiro’s Vernacular Modernisms
RESUMO Este artigo explora as inovações culturais que ocorrem no Rio de Janeiro em 1922. Uma série de mudanças se dão na então capital ao longo do ano, as quais foram, no entanto, eclipsadas pelo enfoque dominante nas experiências vanguardistas de artistas modernistas em São Paulo. Voltando a 1922 e tomando como foco o Rio, este artigo explora as tra
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2022
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4. “Seres andróginos em aventura, mas que loucura”: The Rock Horror Show: O espetáculo musical e a censura (1975)
Resumo Este artigo aborda o espetáculo musical The Rock Horror Show, que foi encenado no Teatro da Praia, no Rio de Janeiro, em 1975. No texto, apresento a análise dos mecanismos da censura, durante o processo de abertura política no Brasil, através dos pareceres da Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP) para a liberação do espetáculo e da
Varia Historia. Publicado em: 2022
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5. O ESCRAVO VAI À ÓPERA: ÓPERA E ESCRAVIDÃO NO RIO DE JANEIRO AO REDOR DE 1850
Resumo Se, por um lado, foi a riqueza produzida pela mão de obra escrava que financiou a importação da ópera europeia para o Brasil, por outro, a proibição do tráfico negreiro foi instrumental para a instalação definitiva de um sistema de ópera no império tropical, uma vez que, como nota Luiz Felipe de Alencastro, um dos efeitos da Lei Eusébio de
Sociol. Antropol.. Publicado em: 19/08/2019
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6. 2. Machado e os italianos do Rio de Janeiro: a editoria, o teatro dramático e a ópera
Parte do livro:Machado de Assis e o cânone ocidental: itinerários de leitura
Autor(es): Salomão, Sonia Netto
EDUERJ. Publicado em: 2019
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7. "CÁ ESTÁ A CRIADINHA!": UMA ANÁLISE DA IMITAÇÃO HOJE AVENTAL, AMANHÃ LUVA DE MACHADO DE ASSIS (1860)
Resumo Partindo de considerações sobre o estatuto da tradução e da autoria no início dos anos 1860, no Rio de Janeiro, este artigo analisa a comédia em um ato Hoje avental, amanhã luva , versão machadiana do original francês Chasse au Lion , de Gustave Vattier e Émile Najac. A leitura do texto de Machado de Assis revela elementos fundantes de sua o
Machado Assis Linha. Publicado em: 2018-04
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8. José de Alencar e os embates em torno da Propriedade Literária no Rio de Janeiro (1856-1875)
Resumo O artigo analisa as discussões no parlamento imperial de três projetos de lei destinados a proteger a propriedade literária no Brasil. Em comum, os projetos enfatizavam a importância da literatura dramática para os autores, a qual, contraditoriamente, convertera-se em fonte de lucros para empresários teatrais e editores. Destaca-se o projeto apr
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2017-12
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9. CIDADES, PALCOS E PÚBLICOS: RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO EM DOIS ATOS
Resumo O artigo analisa a cena teatral carioca e paulista em dois momentos significativos da história cultural e urbana dessas cidades. O primeiro remonta ao final do século XIX e às décadas iniciais do XX, quando o teatro serviu à retradução simbólica das hierarquias que estruturaram a vida social da belle époque carioca. O segundo momento, centrad
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2017-08
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10. “Um atentado à liberdade de pensamento”: censura e teatro na segunda fase do Conservatório Dramático Brasileiro (1871-1897)
Resumo: O objetivo deste artigo é oferecer uma contribuição à história da segunda fase do Conservatório Dramático Brasileiro (Rio de Janeiro), cuja documentação oficial é desconhecida. Procurando suprir essa lacuna, concentramos as pesquisas em jornais, legislações e relatórios ministeriais. A partir desse movimento, foi possível traçar um qua
Tempo. Publicado em: 2017-04
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11. "Todas as liberdades são irmãs": os caixeiros e as lutas dos trabalhadores por direitos entre o império e a república
Resumo O objetivo deste artigo é estabelecer um diálogo com a historiografia recente sobre temas clássicos da história do trabalho - como as diversas formas de exploração do trabalho, as lutas por direitos e cidadania e a organização dos trabalhadores - a partir da experiência de uma vasta categoria de trabalhadores urbanos. As lutas dos empregados
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2016-12
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12. Narrativas Midiáticas sobre a relação entre corpo e jogos olímpicos nas décadas de 1890 e 1900
Resumo: Os jogos olímpicos apresentavam-se ao habitante do Rio de Janeiro das décadas de 1890 e 1900 como algo além do esporte. Circo, teatro e cinema eram espaços culturais onde aqueles eventos podiam ser assistidos, como os jornais da época anunciavam. As Olimpíadas do Comitê Olímpico Internacional também eram noticiadas, porém disputavam a aten�
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 01/08/2016