Teatro Rio De Janeiro
Mostrando 13-24 de 128 artigos, teses e dissertações.
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13. PINTURA E TEATRO: A PEDAGOGIA DO OLHAR N'O TRIBOFE DE ARTHUR AZEVEDO
Resumo Qual é a relação entre uma peça de teatro e a pintura panorâmica da cidade do Rio de Janeiro, então Capital Federal do Brasil? O Tribofe (1892), revista de ano, escrita por Arthur Azevedo, inseria como ponto de partida o panorama circular do Rio de Janeiro, pintado por Victor Meirelles e o belga Langerock, e exposto, em 1891, na Praça XV de Nov
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2014-06
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14. Percepções de adolescentes sobre uso/dependência de drogas: o teatro como estratégia pedagógica
Este estudo objetivou descrever a percepção dos adolescentes sobre uso/abuso de drogas; e analisar a compreensão dos estudantes sobre uso/abuso de drogas a partir da utilização do teatro como estratégia pedagógica. Métodos: Participaram 111 estudantes do ensino fundamental do CAP/UERJ. Utilizou-se o teatro não verbal como estratégia pedagógica, r
Esc. Anna Nery. Publicado em: 2014-04
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15. O Ten e a negritude francófona no Brasil: recepção e inovações
A partir da análise das atividades públicas do Teatro Experimental do Negro (TEN) no Rio de Janeiro, entre 1949 e início dos anos de 1950, o artigo investiga a recepção das ideias da negritude francófona no Brasil. Para isso, rastreia as origens, o contexto político do teatro negro e os personagens responsáveis pela tradução dessas ideias. Buscamos
Rev. bras. Ci. Soc.. Publicado em: 2013-02
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16. O teatro anarquista como prática social do movimento libertário (São Paulo e Rio de Janeiro de 1901 a 1922) / The anarchist theater as social practice of the libertarian movement (São Paulo and Rio de Janeiro from 1901 to 1922)
Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar o teatro anarquista como prática social do movimento libertário nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Utilizamos como recorte cronológico os anos entre 1901 e 1922, quando os segmentos anarquistas e sindicalistas revolucionários da classe trabalhadora influenciaram diretamente o movimento operá
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/06/2012
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17. THE THEATER OF POWER AND THE THEATER OF THE OPPRESSED: SOCIAL RESISTANCE AND INTERVENTION IN CAIEIRAS VELHAS: ARACRUZ, ES (2006-2011) / O TEATRO DO PODER E O TEATRO DO OPRIMIDO: FORMAS DE RESISTÊNCIA E INTERVENÇÃO SOCIAL EM CAIEIRAS VELHAS: ARACRUZ, ES (2006-2011)
Esta pesquisa tem por objeto de estudo a intervenção teatral como forma de intervenção social que busque reconhecer formas de resistência social de grupos sociais em situação de subalternidade para valorizá-las, recuperando uma discussão já iniciada no Serviço Social. O objeto empírico tratado é um conjunto de intervenções teatrais realizadas
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/04/2012
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18. A formação e educação do negro pelo Teatro Experimental do Negro (TEN): um estudo a partir das páginas do jornal Quilombo (1948-1950)
As décadas de 1940 e 1950 foram marcadas por profundas transformações políticas e socioeconômicas no Brasil, com a Era Vargas e o final da segunda Guerra Mundial. Através desses acontecimentos surge uma gama de movimentos sociais na luta por democracia e melhores condições de vida. Em razão de a cidade do Rio de Janeiro ser a Capital Federal à épo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/04/2012
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19. THE REPUBLIC NARRATED E DRAMATIZED: ANALYSIS THE LITERARY TEXTS OF JUAN BAUTISTA ALBERDI (1839 ¿ 1841). / A REPÚBLICA NARRADA E TEATRALIZADA: ANÁLISE DOS TEXTOS LITERÁRIOS DE JUAN BAUTISTA ALBERDI (1839-1841)
The objective of this dissertation is to analyse how Juan Bautista Alberdi (1810 ¿ 1884) operates the concepts of Republic and Pueblo through his literary texts, the plays La Revolución de Mayo: cronica dramática and El Gigante Amapolas y sus formidables enemigos, wrote between 1839 and 1841. As is noticeable in other members of the Generation of 1837, Al
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/04/2012
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20. Teatro e política na obra de Almeida Garrett: do setembrismo ao cabralismo (1838-1843) / Theatre and politics in the Almeida Garrett s work: stembrism to the cabralism (1838-1843)
Almeida Garrett engajou-se como liberal participando dos acontecimentos políticos de seu país. Após a Revolução de Setembro de 1836, Passos Manuel convida-o para estruturar o teatro português, tendo em vista que é considerado um meio de civilização. Garrett elabora um plano baseado em três pontos fundamentais: a construção de um edifício (futuro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/04/2012
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21. PICTUREBOOK AND CLOWN MIME: WORDLESS NARRATIVE? STUDY ABOUT THE NARRATIVE CONSTRUCTION BY IMAGE / LIVRO DE IMAGEM E PALHAÇO MÍMICO: NARRATIVAS SEM PALAVRAS? ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO NARRATIVA POR IMAGEM
Pesquisa sobre narrativa visual que tem por objeto de estudo o Livro de Imagem. A proposta é uma análise baseada na hipótese de uma proximidade entre a Ilustração e as Artes Cênicas. A escolha do Livro de Imagem tem um contraponto na área das Artes Cênicas, o Palhaço Mímico. Tal escolha deu-se em função da característica similar entre os dois ob
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/04/2012
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22. A santa absolvição do crime: violência, revolta e religiosidade nas dramaturgias de Jean Genet e Plínio Marcos / The saint absolution of crime: violence, revolt and religiosity in Jean Genet and Plínio Marco s dramaturgies
A presente tese de doutorado analisa, em perspectiva comparada, as convergências e divergências entre as dramaturgias do francês Jean Genet e do brasileiro Plínio Marcos, sob o prisma de três tópicos inegavelmente presentes, nelas: a violência, a revolta e a religiosidade. As questões de margem, borda, periferia, ex-centricidade, dissenso etc são ab
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2012
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23. In me tota ruens Venus: as leituras dos discursos misógino e feminista em Hipólito de Eurípides / In me tota ruens Venus: readings of the misogynistic and the feminist discourse on the Euripides Hippolytus
In me tota ruens Venus Vênus derrubando-se inteira sobre mim, esse verso de Horácio representa claramente a posição dos personagens de Fedra e Hipólito na tragédia Hipólito de Eurípides. Em linhas gerais, Fedra, enfeitiçada por Afrodite, sofre de amor pelo seu enteado Hipólito, que a rejeita veementemente. Enfurecida pelo tratamento dispensado por
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2012
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24. As Bacantes de Eurípides: um olhar mítico-social de barbárie e civilização / Euripides Bacchae: a mythic-social look of barbarism and civilization
A tragédia grega As bacantes, de Eurípides, considerada de grande relevância, não apenas literária e teatral, mas, sobretudo, histórica e política, é analisada, nesta dissertação, sob o viés mítico-social, observando-se os diálogos que o poeta estabelece entre um aspecto do passado mítico de sua cultura e seu próprio tempo. Para tal, apresenta
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/03/2012