Teatro De Situacoes
Mostrando 1-12 de 39 artigos, teses e dissertações.
-
1. Laboratório, espetáculo, desmontagem: experimentos teatro[dia]lógicos do Carmen Group em A serpente, de Nelson Rodrigues
RESUMO Nas fronteiras entre teatrologia e dialogismo, o presente artigo propõe reflexões sobre o processo de encenação do texto A serpente, de Nelson Rodrigues, nos anos de 2017 e 2018 pelo Carmen Group - Centro de Treinamento em Corpo, Arte, Movimento e Encenação. A partir de uma perspectiva que relata e, ao mesmo tempo, analisa etapas de criação c�
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 05/08/2019
-
2. THÉÂTRE, PHILOSOPHIE ET RÉSISTANCE : LA PREMIERE PIECE DE SARTRE
RESUMO Jean-Paul Sartre estreia como dramaturgo durante a Segunda Guerra Mundial, quando é feito prisioneiro de guerra na Alemanha em um campo de concentração com outras 25 mil pessoas. Durante seu cárcere, o filósofo escreve uma peça de teatro reunindo vítimas e seus algozes, judeus e alemães. Bariona é a primeira peça de Sartre e permanecerá a r
Kriterion. Publicado em: 13/05/2019
-
3. Leilah Assumpção, os muros e o dia branco
resumo Leilah Assumpção é uma dramaturga cujas peças não recebem a atenção necessária nem da crítica especializada, nem do mercado editorial, ambiente ainda vascularizado pelo machismo e pelas arquiteturas que engendram as posições de direção e escrita de teatro como masculinas. Representante da nova dramaturgia que floresceu a partir da década
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-12
-
4. Os corpos de Cristo: performances e agências da Paixão em Ouro Preto
Resumo Neste artigo, analiso as práticas de encenação da Paixão de Cristo que ocorrem durante as celebrações da Semana Santa em Ouro Preto (Minas Gerais). Acompanho as experiências de ensaio e atuação dos moradores que encarnam o papel do protagonista em regiões mais periféricas da cidade. As concepções sobre tais práticas e como eles diferenci
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 24/07/2017
-
5. Intervenção educativa sobre violência com adolescentes: possibilidade para a enfermagem no contexto escolar
Este estudo objetivou realizar uma intervenção educativa com adolescentes sobre a violência no contexto escolar, utilizando a metodologia de Círculos de Cultura. Métodos: Pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, realizada em outubro de 2011. A coleta de dados incluiu: observação participante com diário de campo, registro fotográfico e filmagem, e
Esc. Anna Nery. Publicado em: 2014-04
-
6. Música da Borda d'Água: nos textos e imagens de Alves Redol
António Alves Redol, escritor português natural de Vila Franca de Xira, nasceu a 29 de dezembro de 1911 e faleceu a 29 de novembro de 1969. Figura central do Neorrealismo português, foi autor de uma vasta obra ficcional, que inclui o teatro e o conto. Na noite de 25 de outubro de 1940, no Sport Lisboa e Vila Franca, realizou uma palestra sobre a "Música
Estud. av.. Publicado em: 2013
-
7. The text that comes from the body: literacy-orality relations in the making of theatrical text / O texto que nasce do corpo: relaÃÃes entre escrita e oralidade na construÃÃo do texto teatral
O presente trabalho discute a relacao entre escrita e oralidade na criacao de dramaturgia. Analisa as caracteristicas especificas de cada modo de utilizar a linguagem verbal, questionando os paradigmas estabelecidos nas formas de entender o texto teatral. Para isso, questiona o tratamento dado as criacoes orais dos atores em situacoes nas quais nao contam co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2012
-
8. Construção de espaços de escuta, diagnóstico e análise coletiva de problemas de saúde pública com a linguagem teatral: o caso das oficinas de jogos teatrais sobre a dengue
As características históricas, sociais e ecológicas da dengue têm motivado ações de educação em saúde visando medidas preventivas. Ações educativas e comunitárias que partam do contexto da população envolvida têm sido apontadas como cruciais. No presente estudo, investigou-se a utilização da linguagem teatral como estratégia para caracteriz
Interface (Botucatu). Publicado em: 21/12/2012
-
9. Prática teatral dialógica de inspiração freireana: uma experiência na escola, com jovens e adultos / Theatre practice of freirean inspiration: an experience in a school, with youth and aults
No contexto dessa pesquisa, destaca-se a compreensão da arte como forma de conhecimento com implicações éticas e políticas e nessa perspectiva assume-se que o teatro pode ser um valioso instrumento de luta e humanização, com vistas à transformação da realidade. Essa pesquisa propõe-se a responder a seguinte indagação: como o teatro pode ser uma
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/12/2011
-
10. Allegro Ma Non Troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho
O objetivo desta tese é abordar o humor enquanto elemento central na obra de Oduvaldo Vianna Filho - Vianinha, por meio da análise das comédias escritas no período anterior ao golpe de 1964 (Bilbao, Via Copacabana -1957, A Mais Valia vai Acabar Seu Edgar 1960, Cia.Amafeu de Brusso - 1961) e no pós-1964 (Dura Lex Sed Lex no Cabelo só Gumex 1967, Allegro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2011
-
11. Bença às teatralidades híbridas: o movimento cênico transcultural do Bando de Teatro Olodum. / Bença to hybrid theatralities: the transcultural scenic movement of Bando de Teatro Olodum.
Bença é o título da encenação que fecha um ciclo de criação e abre novos caminhos para a teatralidade do Bando de Teatro Olodum. Foi em torno do processo de criação desse espetáculo, desenvolvido durante o ano de 2010, que lancei meus olhares. É sobre esse tempo aquele do Bando e o meu próprio diante deste primeiro que me debruço aqui. Invisto,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/08/2011
-
12. O espelho mágico do cinema iraniano : uma análise das performances dos "não" atores nos filmes de arte / The magic mirror of Iranian cinema : an analysis of the performances of the "no" actors in the films of art
Esta dissertação analisa as performances dos "não" atores no cinema de arte iraniano, a partir das obras Close-up (Nema-ye Nazdik, 1990, Abbas Kiarostami), Salve o cinema (Salam cinema, 1995, Mohsen Makhmalbaf), Tartarugas podem voar (Lakposhtha parvaz mikonand, 2004, Bahman Ghobadi) e O espelho (Ayneh, 1997, Jafar Panahi). Com base na antropologia da per
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2011