Os corpos de Cristo: performances e agências da Paixão em Ouro Preto

AUTOR(ES)
FONTE

Vibrant, Virtual Braz. Anthr.

DATA DE PUBLICAÇÃO

24/07/2017

RESUMO

Resumo Neste artigo, analiso as práticas de encenação da Paixão de Cristo que ocorrem durante as celebrações da Semana Santa em Ouro Preto (Minas Gerais). Acompanho as experiências de ensaio e atuação dos moradores que encarnam o papel do protagonista em regiões mais periféricas da cidade. As concepções sobre tais práticas e como eles diferenciam uma performance “religiosa” de uma “teatral” serão exploradas por meio do continuum que Victor Turner e Richard Schechner identificaram entre os domínios do ritual e do teatro. Discuto os limites heurísticos da noção de performance proposta por tais autores e argumento que sua amplitude semântica não impede que ela se revele insuficiente para dar conta de situações etnográficas nas quais outras agências transcendem a dualidade ator-público. A análise das atuações dos moradores no papel de Cristo revela as diferentes agências (e intencionalidades) que afetam tais performances e destaca a importância do corpo como lócus privilegiado de ação.

ASSUNTO(S)

paixão de cristo ouro preto performance ritual teatro agência corpo

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