Teatro Brasileiro Pesquisa
Mostrando 1-12 de 63 artigos, teses e dissertações.
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1. Quando Camponeses Entram em Cena: trabalho teatral do MST e a interface com a linguagem audiovisual
Resumo: Neste artigo é analisada a presença dos camponeses no teatro brasileiro, em perspectiva histórica desde os anos pré-golpe de 1964 até o período recente, no qual as conexões foram estabelecidas entre movimentos sociais como o MST e coletivos de teatro político e vídeo popular. São objeto de análise do trabalho as relações do MST com esses
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 31/10/2019
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2. MEMÓRIAS REVELADAS: DISCURSOS DE ENFERMEIRAS VETERANAS SOBRE A SUA LUTA POR REINCLUSÃO NO CAMPO MILITAR
RESUMO Objetivo: analisar os efeitos simbólicos da luta empreendida pelas integrantes do primeiro grupamento feminino de enfermagem das Forças Armadas brasileiras para serem reincluídas no Serviço Militar Ativo do Exército, após o término de suas atividades durante a Segunda Guerra Mundial. Método: pesquisa histórico-social cujas fontes constitu
Texto contexto - enferm.. Publicado em: 21/09/2017
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3. Guerreiro Ramos interpela a Unesco: ciências sociais, militância e antirracismo
Este artigo analisa as críticas de Guerreiro Ramos à proposta da Unesco de patrocinar uma série de pesquisas sobre as relações raciais no Brasil no início dos anos 1950. O estudo analisa os trabalhos de Guerreiro Ramos entre 1946 e 1950, considerando suas críticas à tradição de estudos afro-brasileiros, suas abordagens acerca do preconceito de cor
Cad. CRH. Publicado em: 2015-04
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4. Dioniso nOs Sertões brasileiros: a experiência religiosa do Teatro Oficina
A presente pesquisa abarca os conceitos sobre sincretismo pelo viés religioso e cultural, apontando a construção da identidade via metamorfose e da utopia como fonte das escolhas pautada nos desejos. Partindo dessa investigação observamos um paralelismo da historicidade de um dos ícones do Teatro brasileiro a Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona dem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/12/2012
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5. Vias de expressão em adolescer: análise da oficina de teatro com adolescentes e jovens do complexo Morumbi em Uberlândia-MG
A pesquisa reflete sobre os cinco anos de atividades da oficina de teatro com jovens em comunidades periféricas na cidade de Uberlândia. Trataremos de assuntos como exclusão e violência, fenômenos revelados pelos sujeitos nas improvisações e que se tornaram narrativas. Realizamos ações de fazer,apreciar, criar e contextualizar, fundamentada nos aspe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/03/2012
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6. Teatro sem arquitetura: as Brincadeiras do grupo Tá na Rua (1980-1983)
Este trabalho investiga o grupo teatral Tá na Rua nos primeiros anos de formação (1980 a 1983) com o objetivo de entender a elaboração e consolidação de uma identidade que se intitula popular. Com essa análise procuro desvelar o posicionamento político do grupo num debate que se inseri nas concepções de resistência cultural do pós-1964. Para tan
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012
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7. Macunaíma (1978) de Antunes Filho: o olhar antropológico para a cena e a história brasileira
Esta pesquisa, que tem como objeto de estudo a encenação de Macunaíma, de Antunes Filho, no ano de 1978, procurou, à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural, apreender o diálogo entre arte e sociedade, estética e política, história e teatro e suas contribuições para o debate historiográfico. Nessa perspectiva, investigar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
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8. Auto e peregrinação : a metáfora da caminhada no "Auto da alma" e em "Morte e Vida Severina" / Auto and pilgrimage : the walk metaphor in "Auto da Alma" and "Morte e Vida Severina"
O objetivo dessa dissertação de mestrado foi analisar a metáfora da caminhada, a partir da leitura comparativa entre duas obras: Auto da Alma, de Gil Vicente, e Morte e Vida Severina - Auto de Natal Pernambucano, de João Cabral de Melo Neto. Procurei investigar como essas produções desenvolvem, a partir do trabalho com poesia e com o auto, a caminhada
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
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9. A narrativa memorialística dos álbuns de Antonio Guerra
Numa perspectiva comparatista e transdisciplinar, a presente pesquisa de doutorado tem como objetivo central investigar a produção de um amador teatral são-joanense do início do século XX - Antonio Guerra. Participando ativamente da vida artística do interior de Minas Gerais desde 1905, Guerra selecionou e recortou de seu cotidiano diversos pedaços de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/02/2012
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10. Mito e absurdo no moderno drama francês e em Nelson Rodrigues
O presente trabalho tem o objetivo de investigar, num primeiro momento, como se produzem novos sentidos através da utilização dos mitos gregos no drama francês da época entreguerras e do período em que a França esteve sob a Ocupação alemã devido aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial. O objeto de pesquisa são as peças míticas de Jean Girau
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/01/2012
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11. O teatro brasileiro nas revistas literárias e culturais do Rio de Janeiro: 1898-1922 / Brazilian Theater in literary and cultural journals of Rio de Janeiro: 1898-1922
O principal objetivo do trabalho é apresentar os dados encontrados no levantamento feito em revistas literárias e culturais do período que vai de 1898-1922, período este conhecido como Belle Époque e que abarca boa parte de nosso Pré-Modernismo. O intuito é o de conhecer e contextualizar as principais preocupações dos escritores e intelectuais em re
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/11/2011
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12. Um ator de fronteira: uma análise da trajetória do ator Grande Otelo no teatro de revista brasileiro entre as décadas de 20 e 40 / Um ator de fronteira: uma análise da trajetória do ator Grande Otelo no teatro de revista brasileiro entre as décadas de 20 e 40
Essa pesquisa aborda o trabalho do ator Grande Otelo no teatro de revista brasileiro produzido entre as décadas de 20 e 40, analisando suas atuações em três momentos, a participação na Companhia Negra de Revistas, os trabalhos desenvolvidos na Companhia Jardel Jércolis e a fase do ator como artista fixo do Cassino da Urca.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/11/2011