Dioniso nOs Sertões brasileiros: a experiência religiosa do Teatro Oficina
AUTOR(ES)
Gisele Nallini
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
07/12/2012
RESUMO
A presente pesquisa abarca os conceitos sobre sincretismo pelo viés religioso e cultural, apontando a construção da identidade via metamorfose e da utopia como fonte das escolhas pautada nos desejos. Partindo dessa investigação observamos um paralelismo da historicidade de um dos ícones do Teatro brasileiro a Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona demonstrando seu processo de sua metamorfose identitária via possibilidades utópicas, sem perder de vista os acontecimentos históricos e os conceitos sobre sincretismo, no que se refere a abordagem das experiências religiosas e culturais, contidas na construção dessa identidade. Elementos interculturalmente alicerçados e justapostos com a história social, política e econômica encontrados entre os anos de 1958 a 1982. No decorrer deste percurso historiográfico nos deparamos com a constituição de uma estética que viria a ser um marco nas encenações do Oficina, pautados em grande parte no teatro grego com a criação da tragédia e de seu deus fundador Dioniso. Concepção estética ousada e irreverente, que inclui a plateia como atuador durante as encenações, ao mesmo tempo em que Zé Celso introjetava diante de seus desejos, em seu repertório, a experimentação de linguagens que ultrapassaram os limites da criação, buscando relacionar, em permanente diálogo, às artes cênicas, a música, a religião, o vídeo e o cinema. Entrelaçamentos que viabilizaram a concepção de diversos DVDs preservando a memória do grupo. Extraímos então a filmografia da encenação de OS SERTõES, baseado na obra de Euclides da Cunha, adaptada por Zé Celso, dando especial atenção ao DVD: O HOMEM II Da Revolta ao Trans-Homem, apontando ressignificações das experiências no campo simbólico religioso, inter-culturalmente constituídos em uma cena específica o beija das imagens comparando-a ao clássico de Euclides da Cunha, OS SERTÕES
ASSUNTO(S)
outras sociologias especificas sincretismo identidade utopia teatro oficina zé celso mitologia grega dioniso syncretism identity utopia os sertões teatro oficina greek mythology dionysus
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