Quando Camponeses Entram em Cena: trabalho teatral do MST e a interface com a linguagem audiovisual

AUTOR(ES)
FONTE

Rev. Bras. Estud. Presença

DATA DE PUBLICAÇÃO

31/10/2019

RESUMO

Resumo: Neste artigo é analisada a presença dos camponeses no teatro brasileiro, em perspectiva histórica desde os anos pré-golpe de 1964 até o período recente, no qual as conexões foram estabelecidas entre movimentos sociais como o MST e coletivos de teatro político e vídeo popular. São objeto de análise do trabalho as relações do MST com esses coletivos e os lugares que a linguagem teatral passou a ocupar no MST, bem como as influências de diversas formas teatrais e a relação dessa linguagem com o audiovisual. A pesquisa procura destacar que a relação mediada pela socialização dos meios de produção artísticos é capaz de recolocar os termos do debate entre tema e forma: se a terra pode ser de todos, a arte também é um elemento inerente à condição humana, e não apenas relegado aos que se especializaram no ofício.Abstract: In this article it is analyzed the presence of peasants in the Brazilian theater, in a historical perspective from the pre-coup of 1964 until the recent period, in which connections were established between social movements like MST and political theater collectives and grassroots video. It is object of analysis in this paper the MST relations with these collectives and the places that the theatrical language started to occupy on MST, as well as the influences of several theatrical forms and the relation of this language with the audiovisual. The research seeks to highlight that the relation mediated by the socialization of the artistic means of production can replace the terms of the debate between theme and form: if the land can belong to everyone, art is also an inherent element of the human condition, not only relegated to those who specialized in the craft.

Documentos Relacionados