Simulacao De Jogos
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1. Influência do Debriefing no Aprendizado em Jogos de Empresas: Um Delineamento Experimental
RESUMO Analisa-se a influência na aprendizagem dos participantes de jogos de empresas do debriefing (etapa na qual os participantes fazem reflexões pós-ação). Por meio de estudo quase experimental foram examinadas as autodeclarações de 112 alunos do 8º período do curso de graduação em Administração de duas instituições de ensino, divididos em
BBR, Braz. Bus. Rev.. Publicado em: 2018-04
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2. Finanças comportamentais e jogos: simulações no ambiente acadêmico
RESUMO A contribuição deste estudo está na reflexão a respeito dos fatores que influenciam o mercado, que exige uma visão multidisciplinar para análise dos fatores intervenientes que impactam nos resultados do sistema financeiro; na reflexão da necessidade de novas abordagens para formação e treinamento dos profissionais que irão atuar na área de
Rev. contab. finanç.. Publicado em: 20/12/2017
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3. Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem: revisão integrativa
RESUMO Objetivo Analisar as contribuições da utilização de tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem. Método Revisão integrativa da literatura, com busca em cinco bases de dados no período de 2006 a 2015 com combinações dos descritores “educação em enfermagem”, “instrução por computador”, “tecnologia
Rev. Gaúcha Enferm.. Publicado em: 13/07/2017
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4. DINÂMICA DA SIMULAÇÃO E APRENDIZAGEM EM JOGOS DE EMPRESAS
RESUMO Objetivo: Explorar o impacto relativo e conjunto de variáveis vinculadas à dinâmica da simulação sobre a aprendizagem percebida pelos participantes de jogos de empresas. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Embora estudos indicaram que variáveis vinculadas à dinâmica da simulação podem afetar a percepção dos participantes qu
RAM, Rev. Adm. Mackenzie. Publicado em: 2017-04
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5. O jogo como estratégia para abordagem da sexualidade com adolescentes: reflexões teórico-metodológicas
RESUMO Objetivo: descrever o jogo Papo Reto e refletir sobre suas bases teórico-metodológicas. Método: estudo analítico sobre o processo de elaboração do jogo on-line Papo Reto, destinado a adolescentes de 15 a 18 anos, com acesso ao Jogo entre 2014 e 2015. Resultados: as interações de 60 adolescentes de Belo Horizonte e de São Paulo constituíra
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 2017-04
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6. Jogos de Empresas: Abordagens ao Fenômeno, Perspectivas Teóricas e Metodológicas
Resumo Os jogos de empresas, além de utilizados no processo de ensino, também são explorados como ferramentas de pesquisa, conforme Gentry, Tice, Robertson e Gentry (1984). Este estudo, de natureza qualitativa e quantitativa, descritivo quanto aos objetivos, e caracterizado como revisão integrativa no tocante ao método, trata do seguinte problema de pes
Rev. adm. contemp.. Publicado em: 2017-02
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7. EFEITOS DO TREINAMENTO EM JOGOS REDUZIDOS COM INFERIORIDADE NUMÉRICA NO FUTEBOL
RESUMO Introdução: Os jogos reduzidos são altamente eficientes, pois permitem a simulação de movimentos que ocorrem durante uma partida e geram melhor resposta fisiológica, perceptiva e técnico-tática. Objetivo: Comparar os efeitos do treinamento de jogos reduzidos com inferioridade numérica 3 vs. 4 e 4 vs. 5 sobre a variação da frequência card
Rev Bras Med Esporte. Publicado em: 2017-02
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8. Introduzindo problemas e curvas de perseguição no Ensino Médio e universitário
Neste trabalho, procuramos mostrar ao professor do ensino superior básico e do ensino médio como é possível tornar as aulas de cinemática mais interessantes com a introdução de um problema de perseguição típico e sua simulação por meio do software gratuito Modellus que permite a discussão de problemas mais elaborados. Podemos aplicar este tipo d
Rev. Bras. Ensino Fís.. Publicado em: 2015-12
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9. Antecedentes da participação das empresas no financiamento político : um estudo com dados gerados por meio de dinâmica de simulação empresarial (Business game)
Abordagens teóricas dominantes no campo da estratégia empresarial (PORTER, 1980; BARNEY, 1991; PISANO e TEECE, 1997), de modo geral, não consideram explicitamente o comportamento corporativo político como um componente do amplo conjunto de elementos que compõem a estrutura dos processos de formulação e implementação estratégica. A pouca ênfase dad
Publicado em: 27/09/2013
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10. OBJECT FRACTURE ANIMATION BASED ON VERTEX CLUSTERS / ANIMAÇÂO DE FRATURA DE OBJETOS BASEADA EM AGRUPAMENTOS DE VÉRTICES
Neste trabalho, estendemos o método de simulaão de objetos deformáveis de Muller et al. (2005) para simular fraturas. Em Muller et al., os vértices da superfície do objeto são tratados como partículas, sujeitas a forças externas ao objeto e a uma forçainterna de restituição, que tenta restaurar a forma do objeto através de uma técnica de casamen
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/08/2012
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11. Crowdvis: a framework for real time crowd visualization / Crowdvis: a framework for real time crowd visualization
Visualizações de multidões estão presentes principalmente em jogos digitais e filmes de animação computadorizada. Essas visualizações também são observadas em simulações e aplicações de realidade virtual. Em modelos para simulações de multidões é preciso representar o comportamento dos agentes de acordo com os diferentes cenários, além di
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/08/2012
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12. Proposta de treinamento de tomada de decisão com base na estratégia: simulação empresarial aplicada em empresa do setor de transportes / Training proposal of decision making based on strategy: business simulation company applied to the transport sector
Os jogos criados para treinamento militar no passado foram evoluindo ao longo do tempo e passaram a ser mais presentes no contexto das empresas e também como forma de treinamento para prever possíveis crises e antecipar as possíveis soluções. Os jogos de empresas foram se atualizando e, hoje, podem-se encontrar softwares desenvolvidos especialmente para
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/04/2012