Influência do Debriefing no Aprendizado em Jogos de Empresas: Um Delineamento Experimental

AUTOR(ES)
FONTE

BBR, Braz. Bus. Rev.

DATA DE PUBLICAÇÃO

2018-04

RESUMO

RESUMO Analisa-se a influência na aprendizagem dos participantes de jogos de empresas do debriefing (etapa na qual os participantes fazem reflexões pós-ação). Por meio de estudo quase experimental foram examinadas as autodeclarações de 112 alunos do 8º período do curso de graduação em Administração de duas instituições de ensino, divididos em dois grupos: experimental, exposto ao debriefing; e de controle, não exposto ao debriefing. Os resultados (teste de Mann-Whitney) evidenciaram que o quantum da aprendizagem percebida pelos membros do grupo experimental foi superior ao dos membros do grupo de controle de forma estatisticamente significativa em sete das nove variáveis de aprendizagem avaliadas (p < 0,05). A média do tamanho do efeito (d = 0,45) mostra uma melhoria média de 18%, indicando que o debriefing influencia positivamente no ciclo de aprendizagem vivencial promovido por jogos de empresas. Sob a lente do ciclo da aprendizagem vivencial de Kolb (1984), os achados sugerem que as etapas Observação reflexiva e Conceituação abstrata podem ser reforçadas por atividades de debriefing posteriores às rodadas da simulação, potencializando processos contínuos de ação e reflexão dos participantes, consoante com o ciclo em espiral da aprendizagem vivencial.

ASSUNTO(S)

jogos de empresas moderação aprendizagem vivencial experimento

Documentos Relacionados