DINÂMICA DA SIMULAÇÃO E APRENDIZAGEM EM JOGOS DE EMPRESAS

AUTOR(ES)
FONTE

RAM, Rev. Adm. Mackenzie

DATA DE PUBLICAÇÃO

2017-04

RESUMO

RESUMO Objetivo: Explorar o impacto relativo e conjunto de variáveis vinculadas à dinâmica da simulação sobre a aprendizagem percebida pelos participantes de jogos de empresas. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Embora estudos indicaram que variáveis vinculadas à dinâmica da simulação podem afetar a percepção dos participantes quanto a sua aprendizagem, é incomum investigar o impacto relativo e conjunto dessas variáveis sobre a aprendizagem. Na maioria dos estudos, o objetivo é avaliar a influência de um fator antecedente sobre aprendizagem. Ao investigar as possíveis inter-relações existentes entre as variáveis independentes e os efeitos da interação, amplia-se o escopo de análise. Principais aspectos metodológicos: A mostra foi composta por 90 alunos que cursavam o último ano da graduação em Administração de quatro instituições de ensino superior no Brasil. Foram analisadas, por meio de regressão linear múltipla, seis variáveis vinculadas à dinâmica da simulação (animador, manual, equipe, complexidade, debriefing e duração). Síntese dos principais resultados: Duas variáveis compuseram o modelo de regressão (debriefing e duração). Essas variáveis obtiveram grau de associação de 59% com a intensidade do aprendizado percebido pelos participantes e explicaram 32% da sua variação. Principais considerações/conclusões: Os achados deste estudo podem auxiliar na construção de planos de aula com jogos de empresas, ao se revelar a influência de fatores vinculados à dinâmica da simulação, muitos dos quais sob o controle do animador da simulação.

ASSUNTO(S)

jogos de empresas aprendizagem vivencial dinâmica da simulação ensino de administração regressão linear múltipla

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