Samba Brasil
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13. O carnaval de Ouro Preto: mercado e tradição (1980-2011)
O trabalho tem como objetivo compreender as principais transformações do carnaval da cidade de Ouro Preto, em um período compreendido entre os anos de 1980 e 2011, relacionadas, especialmente, às iniciativas mercadológicas percebidas ao longo dessas três décadas e aos discursos vinculados à ideia de tradição. A escolha da temporalidade da pesquisa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2012
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14. Mídia virtual e a diáspora brasileira : a identidade nacional retratada em sites para expatriados
The present research aims to point out identity markers which built up the national imaginative idea of Brazilian expatriates in internet sites for such communities around the world. The corpus of analysis was constructed from a selection of thirteen sites of Brazilian communities, chosen from a selection of such sites in a list presented by the Ministry of
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/01/2012
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15. Comparing Brazilian and North American songs about money
Este artigo compara a música popular brasileira e a norte-americana. Ele enfoca as letras de canções compostas principalmente na primeira metade do século XX, quando um intenso processo de construção de identidades nacionais estava ocorrendo no Brasil e nos Estados Unidos. Várias destas composições se tornaram clássicas. Estas canções eram e aind
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2012-06
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16. Música e movimento negro: em direção à diáspora
O objetivo desse trabalho foi o de identificar as razões pelas quais músicos negros no Brasil enfatizam categorias raciais em algumas de suas letras. As relações sociais racializadas no Brasil possuem o entendimento, a partir da interpretação de Gilberto Freyre, da existência de uma homogeneidade mestiça (mestiçagem) por meio de uma trajetória cult
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/12/2011
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17. Te conheço de outros carnavais: a linguagem das escolas de samba nos circuitos da comunicação entre Brasil e Portugal
Esta investigação tem como objeto de estudo a linguagem dos desfiles de escola de samba nos fluxos comunicativos entre Brasil e Portugal. No século XVI, a antiga brincadeira carnavalesca portuguesa do Entrudo chegou ao Brasil colônia trazida pelos colonizadores. A partir dos anos 1970 do século XX, o jogo se inverteu quando o Brasil começou a exportar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/12/2011
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18. Capoeiras e valentões na história de São Paulo (1830-1930) / Capoeiras and bullies in the history of São Paulo (1830-1930)
Até meados do século XX, a capoeira teve seu potencial, enquanto registro de ações e vontades de africanos escravizados e seus descendentes, ignorado pelo estudo histórico. A partir de pesquisas específicas sobre tal manifestação, a historiografia sobre o tema avançou de maneira significativa. Primeiro, mais focada em dois estados conhecidos como po
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
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19. História e filosofia da ciência no ensino de ciências naturais: o consenso e as pespectivas a partir de documentos oficiais, pesquisas e visões dos formadores / History and philosophy of science in teaching of natural sciences: the consensus and the perspectives from official documents, research and teachers viewpoints
A análise do distanciamento entre as orientações teóricas das instâncias decisórias (ID) sobre a inclusão da abordagem dos aspectos da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências Naturais (HFCECN) constitui o nosso objetivo de investigação, cujo problema foi identificar as ID e saber em que elas se distanciavam entre si em relação à
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/06/2011
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20. Práticas organizativas em escolas de samba : o setor de harmonia da Vai-Vai
As escolas de samba são organizações peculiares do Brasil e têm sido foco de análise da sociologia e da antropologia há décadas. Nos Estudos Organizacionais muito pouco foi explorado a respeito dessa forma de organização e suas práticas organizativas para a produção de um desfile carnavalesco. Estudar esse universo pode contribuir para compreende
Publicado em: 01/04/2011
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21. Referenciação em letras de samba-enredo: o objeto de discurso negro através das décadas / Referentiality in lyrics of "samba-enredo": the object of discourse "black" throughout the decades
A partir da noção sociocognitiva de língua, texto e gênero do discurso, bem como do processo de referenciação (KOCH, 2009b, CORTEZ, 2003; TEDESCO, 2002, RONCARATI, 2010), o presente trabalho tem por objeto de estudo o samba-enredo (ou samba de enredo), cuja origem é o samba, sendo este um ritmo trazido pelos negros africanos escravizados no Brasil. A
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
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22. Do Samba à Bossa Nova:uma invenção de Brasil
A partir da leitura de canções significativas do samba e da bossa nova, em que foram observados tanto os aspectos literários quanto musicais, a pesquisa pretende discutir o nascimento da música popular urbana proveniente da união do samba com o fonógrafo. Procurou-se repensar o percurso da música popular no Brasil, ao longo da primeira metade do sécu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/03/2011
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23. The reinvention of Brazil and other metamorphoses in the world of Chicago samba
Este artigo pretende mostrar, através de estudo etnográfico sobre o Chicago Samba, que, reconstruídos à imagem e semelhança do estereótipo, mas envoltos em novas teias de significados, o samba e os brasileiros circulam em Chicago, repetindo velhas narrativas, mas, paradoxalmente, criando novos espaços de sociabilidade e cooperação entre grupos socia
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2011-06
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24. La tradition conjuguée au présent une ethnographie du spectacle AfroBrasil
O presente trabalho consiste numa pesquisa sobre os grupos de percussão brasileira instalados em Paris que em sua grande maioria se inspiram em três praticas musicais brasileiras: a escola de samba, o samba-reggae e o maracatu. A presença brasileira na música produzida por estes grupos, geralmente chamados de “batucadas”, pode ser observada em vário
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2011-06