La tradition conjuguée au présent une ethnographie du spectacle AfroBrasil
AUTOR(ES)
Chamone, Emília
FONTE
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011-06
RESUMO
O presente trabalho consiste numa pesquisa sobre os grupos de percussão brasileira instalados em Paris que em sua grande maioria se inspiram em três praticas musicais brasileiras: a escola de samba, o samba-reggae e o maracatu. A presença brasileira na música produzida por estes grupos, geralmente chamados de “batucadas”, pode ser observada em vários aspectos: na formação instrumental do grupo, num repertório de ritmos e canções e numa arquitetura musical particular; mas ela também se manifesta na construção e na ativação de um determinado imaginário brasileiro. Num segundo momento, utilizando uma abordagem etnográfica, procurei retraçar o processo de elaboração do espetáculo AfroBrasil, concebido pelo grupo de batucada Zalindê em dezembro de 2008. A partir dos trabalhos do antropólogo Gerald Lenclud pretendo mostrar que a tradição não consiste numa categoria ou uma simples reunião de práticas culturais que podem constituir uma fonte de inspiração para a criação artística. A tradição é aqui então compreendida como um ponto de vista contemporâneo sobre fatos que nos precederam, sempre conjugada no tempo presente.
ASSUNTO(S)
batucadas percussão afro-brasileira zalindê tradição observação participante
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