Do Samba à Bossa Nova:uma invenção de Brasil
AUTOR(ES)
Pedro Bustamante Teixeira
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
01/03/2011
RESUMO
A partir da leitura de canções significativas do samba e da bossa nova, em que foram observados tanto os aspectos literários quanto musicais, a pesquisa pretende discutir o nascimento da música popular urbana proveniente da união do samba com o fonógrafo. Procurou-se repensar o percurso da música popular no Brasil, ao longo da primeira metade do século XX e a eclosão do movimento da bossa nova no ano de 1958. Da dificuldade inicial de inserção do samba no ambiente cultural brasileiro à sua consagração como símbolo de nacionalidade, a pesquisa demonstra as transformações do gênero até a modernização definitiva da bossa nova e a participação da música popular na construção de uma identidade brasileira. Os trabalhos de Luiz Tatit, José Miguel Wisnik, Hermano Vianna, Carlos Sandroni, Santuza Cambraia Naves, na área da música e Homi K. Bhabha, Paul Gilroy e Néstor Garcia Canclini, nos estudos pós-coloniais, compõem o referencial teórico dessa pesquisa
ASSUNTO(S)
samba bossa nova brasil identidade música samba bossa nova brazil identity, music letras
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bdtd.ufjf.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1025Documentos Relacionados
- Samba-Jazz aquém e além da Bossa Nova : três arranjos para Céu e Mar de Johnny Alf
- A invenção do Brasil como terra do samba: os sambistas e sua afirmação social
- A construção/invenção do samba: Mediações e interações estratégicas
- A bossa nova e a influência do blues, 1955-1964
- O Modalismo em alguns compositores da música popular do Brasil pós Bossa Nova