Rosa Joao Guimaraes 1908 1967 Critica E Interpretacao
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13. Os provérbios na construção do poético em Tutaméia-Terceiras Estórias
The objective of this work is questioning the role exercised by proverbial sentences in the construction of poetic in Tutaméia-Terceiras Estórias, last book published by Guimarães Rosa in life. In the hypothesis proposed, the proverbs function as sample of the composition method by author, which comes from popular elements, such as proverbs, to submit the
Publicado em: 2008
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14. Guimarães Rosas magic algebra and the fantastic gender in the horizon of expectations of the 18th, 19th and 20th centuries / A álgebra mágica de Guimarães Rosa e o gênero fantástico no horizonte de expectativas dos séculos XVIII, XIX e XX
The present work develops a study on Guimarães Rosas magic algebra, under the perspective of the fantastic literature development in the expectations horizon of the 18th, 19th and 20th centuries. In the 18th century, relations are established with the Gothic romance and the strange element that rises from the exterior; in the 19th century, they are establis
Publicado em: 2008
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15. O paradoxo e o mito em Tutaméia
Essa dissertação tem por tema as estruturas do paradoxo e do mito na organização geral de Tutaméia. Escolhemos o primeiro prefácio para a discussão de uma economia poética, que o autor pontua nele, e que se relaciona com essa concepção do conjunto de prefácios e contos: simultaneamente paradoxal e mítica. Essas duas estruturas, paradoxo e mito, s
Publicado em: 2008
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16. O jogo verbal vs. não-verbal: (re)formulação de esteriotipias nas estampilustradas Primeiras estórias
A partir do quadro teórico da AD Francesa, considerando algumas noções da psicanálise freudo-lacaniana e algumas questões da Teoria da Enunciação, analisei aspectos do jogo verbal (V) vs. não-verbal (NV) que constitui, funciona e produz efeitos de sentido e de interpretação nas estampilustradas Primeiras estórias (PE) de Guimarães Rosa. Especific
Publicado em: 2008
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17. Encenação do sujeito e indeterminação do mundo: um estudo das cartas de Guimarães Rosa e seus tradutores
Esta dissertação é um estudo da correspondência de Guimarães Rosa com seus tradutores - Curt Meyer-Clason, Edoardo Bizzarri e Harriet de Onís, que verteram suas obras respectivamente para o alemão, o italiano e o inglês - buscando inicialmente destacar nas cartas as peculiaridades específicas do discurso epistolar, para investigar em seguida aspecto
Publicado em: 2007
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18. Cinema e vídeo na obra de Guimarães Rosa: uma análise intersemiótica de "Cara-de-Bronze" e "Famigerado"
Análise das transposições realizadas, para o vídeo e para o cinema, do conto "Famigerado", de Guimarães Rosa, além da análise da narrativa "Cara-de-Bronze" enquanto texto transemiótico. Para este estudo foram utilizados, sobretudo, os conceitos de transcriação, de Haroldo de Campos, e de transtexutalidade, de Gerard Genette. Também foi feito um la
Publicado em: 2007
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19. Elementos trágicos em Guimarães Rosa
João Guimarães Rosa deixa à mostra , em seus textos, uma peculiar maneira de abordar a vida. A paradoxal imagem exposta na frase de Riobaldo - "tudo é não é" - resume o risco de trafegar no mundo. Não obstante, Rosa convida o leitor para se precipitar em seus abismos. O caminho por ele construído ressalta, como os pensadores do trágico, o impasse ex
Publicado em: 2007
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20. O jogo entre interpretação e performance em "Meu tio o Iauaretê, de Guimarães Rosa
Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a leitura como tarefa interpretativa e ato performático, à luz das teorias de leitura e leitor de Iser e dos estudos de Zumthor sobre leitor, corpo e voz. A reflexão sobre a categoria narrativa leitor terá por corpus de análise o conto Meu tio o Iauaretê, de Guimarães Rosa. Narrativa que leva a palavra ao lim
Publicado em: 2007
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21. A embriaguez como força plástica da escritura :: tramas além do bem e do mal entre João Guimarães Rosa e Nietzsche
Este estudo estabelece aproximações, além do bem e do mal, entre os autores João Guimarães Rosa e Nietzche, a partir de dois enfoques principais, os quais advêm do prefácio "Nós, os temulentos", que se encontra no último livro publicado em vida por João Guimarães Rosa, Tutaméia, e do livro O nascimento da tragédia, primeiro livro do poeta e fil�
Publicado em: 2007
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22. O caminho enviesado: a vida re-apresentada em Grande Sertão: veredas, de João Guimarães Rosa
A proposta deste trabalho é discutir alguns aspectos e questões da Teoria da Literatura tendo como corpus literário o romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. Dentro da proposta a que nos dedicamos, discutimos, temas ligados à representação, ou mímesis, conceitos que os filósofos Platão e Aristóteles introduziram nos estudos que h
Publicado em: 2007
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23. Sincretismo religioso brasileiro: um estudo através das veredas de Grande Sertão
Este trabalho é uma tentativa de compreensão do sincretismo religioso brasileiro via Grande Sertão: Veredas. Ou seja, a dissertação tenta estabelecer um paralelo metafórico entre a pluralidade sincrética e religiosa contida no único romance de João Guimarães Rosa e o sincretismo religioso brasileiro. Esta dissertação é feita na área de Ciência
Publicado em: 2007
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24. Vertentes do viver : a estrutura trágica de "Grande sertão : veredas"
Este trabalho é uma tentativa de análise da estrutura de Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, a partir do conceito de tragédia apresentado por Aristóteles em sua Poética. Nesse livro, Aristóteles diz que, na tragédia, a estrutura interna do texto - a "composição dos fatos", o mythos - aponta para a "peripécia", o desenlace, na qual ac
Publicado em: 2007