Repertorio E Praticas Musicais
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1. A pedagogia artística como normação da vida: tecnologias do eu e produção do génio musical em Portugal (final do século XIX a início do século XX)
RESUMO Esta discussão sobre educação e ensino musical português, entre final do século XIX e início do século XX - uma época em que a procura das aprendizagens musicais foi rarefeita - procura introduzir a hipótese de uma leitura biopolítica a partir da tecnologia do génio. Esse conceito atravessou diversos ramos de ensino, embora através de dife
Educ. rev.. Publicado em: 2017-12
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2. Formação inicial e o repertório para teclado em grupo
Resumo: O presente artigo apresenta algumas reflexões sobre o repertório desenvolvido no componente curricular Teclado e suas possíveis contribuições para a formação inicial de professores de música. Desenvolvido em aulas coletivas, parte do repertório é analisado e aplicado por meio de atividades realizadas no componente pertencente a matriz curri
Per musi. Publicado em: 2016-04
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3. O subúrbio feliz do pagode carioca
Resumo O samba e o pagode são práticas musicais que abordam de forma recorrente a ideia de felicidade. Por meio da batida do pandeiro e dos instrumentos que moldam sua sonoridade característica, o imaginário de certa cultura popular valoriza o modo de ser dos setores populares por meio de uma narrativa de alegria, de encontros comunitários e de felicida
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2015-12
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4. Como se toca o baião: combinações de elementos musicais no repertório de Luiz Gonzaga
Este trabalho busca ilustrar e explicar combinações entre elementos musicais presentes na estilização do baião, operada pelo compositor, instrumentista e cantor Luiz Gonzaga (1912-1984) entre as décadas de 1940 e 1950. Tal apreciação crítica visa sua aplicação na interpretação, composição, arranjo, análise musical e improvisação, e pode con
Per musi. Publicado em: 2014-06
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5. PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO MUSICAL EM INSTITUIÇÃO DE ACOLHIDA PARA ADOLESCENTES: POSSIBILIDADES E LIMITES
Este trabalho apresenta uma análise das práticas musicais no ambiente de uma instituição que acolhe adolescentes em situação de risco pessoal e social. O objetivo da pesquisa foi investigar as relações das adolescentes envolvidas com o repertório musical clássico, popular e midiático, desvelar as contradições do contexto institucional no que se
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/04/2012
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6. Improvising in popular music : a study of choro, frevo and baião and its relation to música instrumental brasileira (brazilian instrumental music) / Improvisando em música popular : um estudo sobre o choro, o frevo e o baião e sua relação com a "música instrumental" brasileira
Este trabalho apresenta um levantamento de elementos musicais do choro, do frevo e do baião, três gêneros populares que foram importantes no desenvolvimento da "música instrumental" produzida a partir da década de 1970 no Brasil. Por conseguinte, são apresentadas sugestões para a utilização deste material na prática da improvisação "idiomática".
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
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7. O Kapiwayá e seu lugar no universo músico-coreográfico-ritual em um clã Desana, alto rio Negro, Amazonas
O artigo apresenta a descrição de um repertório musical específico (Kapiwayá) e seu lugar no universo músico-coreográfico-ritual de um clã Desana. A pesquisa foi realizada em São Gabriel da Cachoeira (AM), por meio de entrevistas com o especialista em cantos - o bayá. O estudo aborda o aspecto da formação da humanidade e da construção da pessoa
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2012-08
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8. Vibrafone: uma fonte de coloridos sonoros
O artigo aborda questões práticas relativas à performance musical no vibrafone. Conceitos técnicos para a execução do repertório destinado a esse instrumento, geralmente transmitidos via tradição oral, são aqui ilustrados e formalizados afim de estabelecer um critério mínimo na bibliografia especializada em performance musical. Para isso são uti
Per Musi. Publicado em: 2012-06
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9. O ensino de música na educação infantil da cidade de Natal: concepções e práticas docentes
A educação musical abrange atualmente espaços diversos, destaca-se para este trabalho a realidade da educação infantil, especificamente do professor especialista em música nesse universo. Assim, o objetivo principal desse trabalho é analisar as concepções e práticas pedagógicas que caracterizam a atuação dos professores de música na educação
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/05/2011
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10. MÉTODOS PARA INICIAÇÃO DE CRIANÇAS AO VIOLONCELO: LEITURAS E USOS - UM ESTUDO NA REGIÃO SUL DO BRASIL / METHODS FOR INITIATING CHILDREN TO THE CELLO: READINGS AND USES - A STUDY IN SOUTHERN BRAZIL
A presente dissertação vincula-se à linha de pesquisa Educação e Artes LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS, e ao grupo de estudos FAPEM (CNPq): Formação, ação e pesquisa em Educação Musical. A pesquisa teve por objetivo analisar as leituras e usos de professores de violoncelo, atuantes na r
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2011
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11. La tradition conjuguée au présent une ethnographie du spectacle AfroBrasil
O presente trabalho consiste numa pesquisa sobre os grupos de percussão brasileira instalados em Paris que em sua grande maioria se inspiram em três praticas musicais brasileiras: a escola de samba, o samba-reggae e o maracatu. A presença brasileira na música produzida por estes grupos, geralmente chamados de “batucadas”, pode ser observada em vário
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2011-06
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12. Trocas de saberes musicais : um olhar para os processos educativos do grupo vocal Entre Amigos
Este estudo teve por objetivo olhar, descrever e compreender os processos educativosdesenvolvidos entre os integrantes do grupo vocal "Entre Amigos", existente na cidade deLeme, no interior paulista. Para atingir este propósito, foi preciso captar as opiniõesdesses/dessas participantes, além de ouvir e compreender as experiências vividas poreles/elas. Es
Publicado em: 2010