Repertorio E Praticas Musicais
Mostrando 13-22 de 22 artigos, teses e dissertações.
-
13. Processo de transição de uma banda civil para banda sinfônica
O presente estudo tem como objetivo descrever o processo de transição de uma banda civil para banda sinfônica, tendo como unidade-caso a Banda Nossa Senhora do Carmo de Betim. Enfocam-se os aspectos de sua prática musical e seu conteúdo sonoro musical, assim como os aspectos socioculturais envolvidos nessas práticas, percebendo a música como cultura e
Publicado em: 2010
-
14. Igreja e escola na perspectiva das práticas musicais em colégios históricos americanos de confissão protestante (São Paulo: 1870-1920) / The Church and School in the perspective of musical practices in historical American schools professing the protestant faith (São Paulo: 1870 1920).
A pesquisa teve como objetivo estudar as escolas americanas de confissão protestante na província e depois estado se São Paulo, na perspectiva de conhecer como se deu a presença da música nestas escolas. O período que está sendo enfocado nesta pesquisa é de 1870 a 1920. A educação musical no período é um campo particularmente fértil, por não te
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/06/2009
-
15. Notas preliminares sobre o cantochão acompanhado na prática musical luso-brasileira dos séculos XVIII e XIX: o Hino a São João Batista de José Maurício Nunes Garcia
A partir de registros que comprovam o uso de acompanhamento do cantochão na prática musical de catedrais brasileiras nos séculos XVIII e XIX, este estudo procura discutir preliminarmente a utilização de documentos pertencentes ao Cabido Metropolitano do Rio de Janeiro (RJ) para a realização deste tipo de repertório, exemplificado no Hino a São João
Per musi. Publicado em: 2008-12
-
16. Frevos para clarinete: uma historia de resistencia a cada passo.
No intuito de coletar dados para esta pesquisa, conduzimos uma busca por meio de gravações, partituras, artigos, revistas e livros, além de entrevistas, sendo enfim selecionado um repertório de frevos para clarineta solo. Após o levantamento de um repertório de frevos para clarineta solo, observamos a necessidade de direcionar uma investigação sob um
Publicado em: 2008
-
17. A pesquisa empírica sobre o planejamento da execução instrumental : uma reflexão crítica do sujeito de um estudo de caso
Este trabalho propõe discutir o planejamento da execução instrumental (piano) na área de Práticas Interpretativas. Foram examinadas as diferentes abordagens e os posicionamentos de especialistas na área proposta através da reflexão crítica do conhecimento produzido pelas pesquisas empíricas. O objetivo foi examinar as temáticas, as estratégias de
Publicado em: 2008
-
18. Música na educação de jovens e adultos : um estudo sobre práticas musicais entre gerações
Este trabalho tem por objetivo central compreender como se articulam práticas musicais de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Aborda sobre questões de repertório, divergências e convergências de interesses, entre universos musicais de estudantes de distintas gerações no contexto educacional da EJA. Investiga sobre práticas daqueles/as
Publicado em: 2007
-
19. Nas entrelinhas da pauta: repertório e práticas musicais de professoras dos anos iniciais
The following work presents the research results, which aims to understand the repertoire of the music chosen and the musical practices in the elementary School, commonly guided by teachers with no formal musical education. It has been verified that the educational agent finds in music an important ally to perform many daily educational activities turning th
Publicado em: 2006
-
20. Musical performance in the ternos of catopês of Montes Claros. / Performance musical nos ternos de catopês de Montes Claros.
Os grupos de Congado constituem na atualidade uma das importantes manifestações culturais do Brasil. Essa expressão é caracterizada por elementos musicais, cênicos e plásticos resultantes da inter-relação de aspectos da cultura africana, luso-espanhola e indígena, que se mesclaram na configuração de uma manifestação genuinamente brasileira. Dos
Publicado em: 2005
-
21. O canto civilizador: música como disciplina escolar nos ensinos primário e normal de Minas Gerais, durante as primeiras décadas do século XX
Refletindo sobre as relações entre música e educação no Brasil numa perspectiva de longa duração histórica observa-se na produção dessas relações objetivos notadamente civilizadores. O conteúdo dessa afirmação pode ser verificado na catequização dos gentios, durante a primeira fase do período colonial; nas práticas musicais de negros e mul
Publicado em: 2004
-
22. Modelos pré-composicionais nas Lamentações de Jeremias no Brasil.
A presente pesquisa procurou identificar a presença de modelos pré-composicionais (MPC) no repertório das Lamentações de Jeremias constantes em território brasileiro, no período histórico compreendido entre o Concílio de Trento (1545-1563) e o Motu Proprio Tra le Solicitudine de Pio X (1903). Assim definido o objetivo geral e determinados os necess�
Publicado em: 2003