Poesia Brasileira Historia E Critica Teses
Mostrando 1-12 de 17 artigos, teses e dissertações.
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1. Nos bastidores do arquivo literário: Henriqueta Lisboa entre versos e cartas
Esta pesquisa propõe apresentar Henriqueta Lisboa a partir de seu arquivo que se encontra no Acervo de Escritores Mineiros, na Universidade Federal de Minas Gerais. Procurou-se destacar de que forma ela usa diversos discursos em prol de um empreendimento autobiográfico realizado ao longo da vida - a construção de seu arquivo -, evidenciando as imagens po
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012
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2. A modernidade e os modernistas: o rosto da cidade na poesia. Características do modernismo urbano em "Pauliceia devairada e Menschheitsdämmerung
O objetivo desta dissertação é fazer uma análise comparativa entre dois movimentos literários no âmbito da poesia de cidade grande: o expressionismo alemão e o modernismo brasileiro. Por ser a configuração social típica do século XX, a cidade grande foi escolhida como objeto de estudo para se compreender as concepções modernas de sujeito e tempo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2011
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3. Belo Horizonte Bem Querer: versos sinfônicos com ásperas dissonâncias
Esta dissertação estuda várias imagens contraditórias engendradas em torno de Belo Horizonte, das origens ao início dos anos 70, no poema Belo Horizonte Bem Querer , de Henriqueta Lisboa. Planejada a partir do ideal republicano de ordem, higiene e disciplina, a capital de Minas foi construída para que de sua planta de papel nascesse uma sociedade ideal
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2011
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4. O poema concreto e a contribuição de Lacan: a não-relação endereçada
O poema concreto e a contribuição de Lacan consiste na localização do poema concreto, tal como ele é formulado pelo projeto comum de Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari, com a contribuição da teoria de Jacques Lacan, principalmente no que diz respeito à noção de suplência. Essa localização demonstra que o poema concreto apres
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2011
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5. A crítica entre a literatura e a História: o percurso da crítica literária de Sérgio Buarque de Holanda dos verdes anos à profissionalização do ofício
Este trabalho pretende apresentar o perfil de Sérgio Buarque de Holanda como crítico literário, abarcando seus escritos de 1920 a 1950, aproximadamente, tentando contemplar, antes de tudo, como se deu sua inserção no campo intelectual de seu tempo e, logo em seguida, nos debates e contendas do Modernismo. Nesse percurso, o estudo tenta apreender o modo
Publicado em: 2011
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6. O cânone via tradução: dos concretos aos contemporâneos
Esta tese relaciona dois momentos recentes da trajetória, na literatura brasileira, da prática tradutória em sua associação com a prática poética, bem como a atuação das duas gerações que os representam, a concretista e contemporânea, a fim de investigar, tendo em vista os diálogos estabelecidos, via tradução, entre poéticas e poetas de difer
Publicado em: 2010
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7. As ressonâncias de Manuel Bandeira (e do Modernismo brasileiro) em Jorge Barbosa
Este trabalho tem como objetivo analisar o diálogo que o poeta caboverdiano Jorge Barbosa estabeleceu entre sua obra poética, o Modernismo brasileiro e, principalmente, a poética de Manuel Bandeira. Buscamos destacar, nos textos de Jorge Barbosa, passagens em que há menção a Manuel Bandeira ou que nos remetem aos versos deste autor, seja da perspectiva
Publicado em: 2010
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8. Sintonias entre as artes: a figura do fauno da Antiguidade para a Modernidade em L Après-midi d un faune, via Mallarmé, Manet e Nijinsky
Esta dissertação possui duplo intento. Por um lado, ambiciona tocar o complexo universo poético de Stéphane Mallarmé por uma de suas mais refinadas composições, porém menos estudadas pela crítica contemporânea brasileira: L Après-midi d un faune (1876). Por outro lado, visa discutir as inter-relações (ou sintonias ) que podem ser percebidas entr
Publicado em: 2010
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9. Contestado fruto: a poesia esquecida de Beatriz Brandão (1779-1868)
Este trabalho visa, sobretudo, à reunião da obra produzida pela poetisa mineira Beatriz Francisca de Assis Brandão (1779-1868), e, a partir de tão significativo material, suprir a lacuna provocada por sua exclusão do cânone literário nacional e discutir o papel dessa e de outras escritoras, suas contemporâneas, na sociedade brasileira do século XIX
Publicado em: 2009
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10. Poetas de Minas no Diário Crítico, de Sergio Milliet (1940-56)
Essa dissertação tem como objetivo estudar as críticas de Sergio Milliet sobre os poetas de Minas Gerais, publicadas no Diário crítico de Sergio Milliet, entre 1940 e 56. Além disso, enfoca os tipos de crítica que existiram no Brasil dos anos 40 e 50 e esboça um confronto entre as críticas de Milliet e Antonio Candido, relativas aos poetas de Minas,
Publicado em: 2009
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11. Uma lira de duas cordas :: o ritmo como elemento construtivo da binomia de "Lira dos vinte anos"
Neste trabalho sugiro uma leitura de Lira dos vinte anos, de Álvares de Azevedo, a respeito do ritmo como fator construtivo da binomia (conceito alvaresiano para expressar a idéia de síntese de oposições). Com este intuito, primeiramente, mostro a maneira da fortuna crítica compreender a binomia e contrasto esse viés tradicional com uma leitura que pr
Publicado em: 2009
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12. Imagens de brasilidade nas canções de Câmara de Lorenzo Fernandez :: uma abordagem semiológica das articulações entre música e poesia
Nesta tese, procuramos investigar as articulações entre poesia e música nas canções de câmara brasileiras, pensar sobre sua brasilidade e suas possibilidades interpretativas. O corpus escolhido consiste em sete canções representativas de Lorenzo Fernandez, considerado um compositor nacionalista. Neste trabalho, buscamos demonstrar que uma canção de
Publicado em: 2009