Sintonias entre as artes: a figura do fauno da Antiguidade para a Modernidade em L Après-midi d un faune, via Mallarmé, Manet e Nijinsky
AUTOR(ES)
Roberta Kelly Paiva
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
Esta dissertação possui duplo intento. Por um lado, ambiciona tocar o complexo universo poético de Stéphane Mallarmé por uma de suas mais refinadas composições, porém menos estudadas pela crítica contemporânea brasileira: L Après-midi d un faune (1876). Por outro lado, visa discutir as inter-relações (ou sintonias ) que podem ser percebidas entre a referida obra do escritor francês e os desenhos de Édouard Manet elaborados para ilustrá-la, bem como a peça coreográfica criada por Vaslav Nijinsky (1912) acerca da mesma temática do poema mallarmaico, a qual inclusive toma-lhe emprestado o título. E, na medida em que a mitologia dos gregos e romanos antigos constitui uma fonte de inspiração decisiva para todas essas obras, ela é abordada neste trabalho quanto à sua parte menos honrosa, a de seres secundários cuja representação beira o grotesco e o monstruoso, e da qual sobrevive a intrigante figura de um fauno que, sob a aparência de músico, dançarino, pintor ou poeta, vem caçar suas ninfas em plena modernidade. Assim, problematizando tanto o diálogo entre as artes - notadamente entre a poesia e as artes visuais - quanto aquele que pode ser estabelecido entre Antigüidade e Modernidade, passando não só por uma estética do belo mas, sobretudo, por uma estética do feio , esta dissertação não encerra mais que um fim analítico de cada peça em particular e comparativo em sua essência.
ASSUNTO(S)
mallarmé, stéphane, 1842-1898. l après-midi d un faune crítica e interpretação teses. manet, Édouard, 1832-1883 crítica e interpretação teses. nijinsky, vaslav, 1890-1950. l après-midi d un faune crítica e interpretação teses. arte e literatura teses. literatura estética teses. grotesco na literatura teses. mitologia na literatura teses. simbolismo (literatura) teses. pintura francesa séc. xix teses. poesia francesa séc. xix história e crítica teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8BFMDMDocumentos Relacionados
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