A modernidade e os modernistas: o rosto da cidade na poesia. Características do modernismo urbano em "Pauliceia devairada e Menschheitsdämmerung

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/04/2011

RESUMO

O objetivo desta dissertação é fazer uma análise comparativa entre dois movimentos literários no âmbito da poesia de cidade grande: o expressionismo alemão e o modernismo brasileiro. Por ser a configuração social típica do século XX, a cidade grande foi escolhida como objeto de estudo para se compreender as concepções modernas de sujeito e tempo, assim como as vanguardas em questão. Com base nos estudos de Georg Simmel e de Walter Benjamin a respeito da experiência do sujeito na modernidade urbana, buscou-se nos objetos contemplados aquilo que se configura como seus traços convergentes, ou seja, suas afinidades eletivas.

ASSUNTO(S)

andrade, mario, 1893-1945. pauliceia desvairada crítica e interpretação teses. cidades e vilas na literatura teses. expressionismo na literatura teses. modernismo (literatura) brasil teses. espaço e tempo na literatura teses. poesia alemã história e crítica teses. poesia brasileira história e critica teses. literatura teses.

Documentos Relacionados