Movimento Encenacao
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1. Laboratório, espetáculo, desmontagem: experimentos teatro[dia]lógicos do Carmen Group em A serpente, de Nelson Rodrigues
RESUMO Nas fronteiras entre teatrologia e dialogismo, o presente artigo propõe reflexões sobre o processo de encenação do texto A serpente, de Nelson Rodrigues, nos anos de 2017 e 2018 pelo Carmen Group - Centro de Treinamento em Corpo, Arte, Movimento e Encenação. A partir de uma perspectiva que relata e, ao mesmo tempo, analisa etapas de criação c�
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 05/08/2019
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2. Da Análise de Textos ou Espetáculos às Oficinas de Escrita Dramática: uma breve reflexão sobre uma longa odisseia
Resumo: No período entre 1976 e 2016, a análise dos textos dramáticos, bem como a das encenações, passou por diversas evoluções. A renovação da própria encenação e das oficinas de escrita e de interpretação foi ainda mais admirável. Tendo, volens nolens, seguido o movimento dessa pedagogia tumultuada na era da depauperação e da comercializa�
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 23/10/2017
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3. Ziembinski, o encenador dos tempos modernos: a construção de uma trajetória na crítica de Décio de Almeida Prado (1950-1959)
Na primeira metade do século XX o teatro brasileiro passou por um processo de atualização que contou com a liderança de personalidades que marcaram a cultura nacional. Neste complexo cenário de renovação da cena houve a participação do diretor e ator polonês Zbigniew Marian Ziembinski (1908-1978), fugitivo da Segunda Guerra Mundial ele aportou no Brasil, em 1941. O movimento de atualização estética no teatro estava em curso desde a década de 1920 e os esforços de Ziembinski se somaram ao grupo de atores, atrizes, dramaturgos e críticos que desejavam introduzir nos palcos nacionais novas concepções de encenação.
Autor(es): Souza, Camila Maria Bueno
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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4. A Fabricação do Teatro: questões e paradoxos
RESUMO Este texto apresenta algumas questões relativas à Genética Teatral, se debruçando, notadamente, sobre a análise dos processos de criação. A autora propõe o conceito de traço, mais do que o de brouillon adotado anteriormente, para melhor compreender a análise genética da encenação. Esse tipo de análise toma em conta todo o processo anteri
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-08
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5. Crônicas em antologias, suas adaptações audiovisuais e os sentidos : o gênero na formação intercultural discursiva em comunicação social = Chronicles in anthologies, their audiovisual adaptations and meanings : the genre in the intercultural discursive formation from the social communications perspective / Chronicles in anthologies, their audiovisual adaptations and meanings : the genre in the intercultural discursive formation from the social communications perspective
Esta pesquisa destina-se ao estudo discursivo da leitura do gênero crônica - suas memórias e seu funcionamento - em duas materialidades. Buscamos compreender o funcionamento na forma escrita - em obras reunidas em antologias, e na forma audiovisual - em crônicas que foram adaptadas a partir de textos que se encontram publicados em antologias e veiculados
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/05/2012
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6. Bença às teatralidades híbridas: o movimento cênico transcultural do Bando de Teatro Olodum. / Bença to hybrid theatralities: the transcultural scenic movement of Bando de Teatro Olodum.
Bença é o título da encenação que fecha um ciclo de criação e abre novos caminhos para a teatralidade do Bando de Teatro Olodum. Foi em torno do processo de criação desse espetáculo, desenvolvido durante o ano de 2010, que lancei meus olhares. É sobre esse tempo aquele do Bando e o meu próprio diante deste primeiro que me debruço aqui. Invisto,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/08/2011
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7. A conexão orgânica corpo-voz-som em processo de atuação, com base em Delsarte, Dalcroze, Artaud e Grotowski
Ce mémoire a comme objet central l´investigation de la connexion organique corps-voix-son dans le processus de jeu de l´acteur considérant des variables d´interprétation qui caractérisent cette connexion. Dans un premier moment on a travaillé avec lhypothèse que le corps-voix-son présente trois instances qui coexistent, chacune avec des spécificit
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/08/2011
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8. O tema no processo criativo da asmarias companhia de teatro
Inserida no contexto das ações educativas da Casa Renascer, entidade não-governamental, situada na cidade de Natal/RN, que tinha como finalidade principal o acolhimento de crianças e adolescentes do sexo feminino em situação de vulnerabilidade, esta investigação centra-se na descrição e análise do tema no processo criativo desenvolvido pela Asmari
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/04/2011
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9. Do ponto do meio ao auscultar do estalo: o percurso transformativo dos gêneros do discurso no processo de criação dramática de Luís Alberto de Abreu
Edificada sob a criação colaborativa, parte da obra de Luís Alberto de Abreu torna-se fruto de um movimento dialógico que se arquiteta via discursos de diferentes sujeitos, de horizontes sociais distintos, que participam da sua concepção e da relação com outros discursos, textos e elementos transtextuais que evidenciam as vozes e o emaranhado de fios
Publicado em: 2011
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10. Olha a gota que falta : um evento no campo artístico-intelectual brasileiro (1975-1980)
Gota DÁgua, texto de literatura dramática de autoria de Chico Buarque e Paulo Pontes (1975), é analisado como um evento no campo artístico-intelectual brasileiro entre os anos de 1975 e 1980, e, também, na memória social contemporânea. Inicialmente, faz-se uma análise das trajetórias dos sujeitos produtores do evento, visando a compreender as config
Publicado em: 2010
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11. Pode ser a Gota Dágua: em cena a tragédia brasileira da década de 1970
A PESQUISA buscou construir um diálogo entre Arte e Sociedade, partindo da reflexão dos textos dramáticos Medéia de Eurípides (431 a. C.), Medéia de Oduvaldo Vianna Filho (1972), e Gota Dágua de Chico Buarque e Paulo Pontes (de 1975), compreendendo de que forma a idéia de tragédia se resignifica com o movimento de dois tempos históricos diferentes:
Publicado em: 2009
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12. Ecos dos sermões: a paixão segundo todos os homens, de Wilson Rio Apa, em Florianópolis
Pela presente dissertação analiso o trabalho de teatro desenvolvido por Wilson Rio Apa e sua Família, em Florianópolis, com especial atenção ao espetáculo A PAIXÃO Segundo Todos Os Homens, realizado na Lagoa da Conceição e Praias dos Ingleses e do Santinho, no período compreendido entre 1977 e 1987, e as conseqüências do trabalho por ele desenvo
Publicado em: 2009