Movimento Encenacao
Mostrando 13-24 de 24 artigos, teses e dissertações.
-
13. Vozes, música, ação: dalcroze em cena - conexões entre a rítmica e a encenação / Vozes, música, ação: dalcroze em cena - conexões entre a rítmica e a encenação
This research approaches Eurhythmics as Formative Principle, one of the developments of Émile Jacques Dalcrozeformulations on the pedagogical and professional work with voice, music and staging. Through his axiom music is movement, and movement is music, Dalcroze emphasizes the originality of Eurhythmics in promoting an immanent quality of mankind the indis
Publicado em: 2008
-
14. Movimento expandido: Confluência entre a dança e o teatro na criação do bailarino
Esta dissertação investiga a confluência entre a dança e o teatro na composição do bailarino, participante da criação e da cena. Baseando-se em um estudo teórico e em depoimentos concedidos por artistas de Belo Horizonte, que participaram de processos de criação envolvendo as interfaces entre o teatro e a dança, a pesquisa se interessa pela manei
Publicado em: 2008
-
15. "Foi tarde", a construção da cena pelas vias da imagem : dialogos com o "Teatro da Morte" de Tadeusz Kantor e "A Morta" de Oswald de Andrade / "Gone late", the scene construction through images pathways : dialogs with "Theatre of the death" from Tadeusz Kantor and "The dead woman" from Oswald de Andrade
Este trabalho realiza uma reflexão sobre o processo de criação do espetáculo teatral intitulado Foi Tarde. Investiga alguns modos pelos quais a construção da imagem comparece em procedimentos de criação da cena teatral. Na construção do espetáculo, buscaram-se possíveis relações entre o Teatro da Morte (1975-1990) de Tadeusz Kantor e o texto dr
Publicado em: 2008
-
16. Diferentes imagens de enunciatário em anúncios de lingerie / The enunciatee (páthos) of the textual genre lingerie advertisement
Adotando a perspectiva da teoria Semiótica, desenvolvida por A.J.Greimas e seus colaboradores, e a Análise do Discurso (AD), apresentada por Dominique Maingueneau, ambas de linha francesa, esta pesquisa tem como objetivo descrever a imagem do enunciatário (páthos) do gênero anúncio publicitário de lingerie. Temos por objetivo descrever os mecanismos d
Publicado em: 2008
-
17. Of the gate to the inside / Da porteira para dentro : da porteira para fora : reverber (-) ações da dança liturgica na cena contemporanea
Alicerçado pelas idéias propostas por Kabengele Munanga, em seu artigo "Arte Afrobrasileira: o que é, afinal?", datado de 2000, o presente trabalho investiga como a criação em dança cênica pode se estabelecer na "zona periférica" da arte afro-brasileira. Para tanto, apresenta um estudo da poética que permeia as danças litúrgicas nagô, referentes
Publicado em: 2006
-
18. O GOSTO DA LUTA: OS SERTÕES COMO ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO TEATRAL / THE TASTE OF A LUTA: OS SERTÕES AS A STRATEGIC THEATRICAL CONSTRUCTION
O gosto da luta. Os sertões como estratégia de construção teatral propõe um olhar sobre A luta (2005-2006), última parte do espetáculo em movimento Os sertões, transcriação do livro de Euclides da Cunha realizada por José Celso Martinez Corrêa. A investigação situada no contexto de resistência do Teatro Oficina contra a especulação imobiliá
Publicado em: 2006
-
19. Teatro épico na América Latina: estudo comparativo da dramaturgia das peças Preguntas inutiles, de Enrique Buenaventura(TEC-Colômbia), e O nome do sujeito, de Sérgio de Carvalho e Márcio Marciano (Cia do Latão - Brasil) / Teatro épico en América Latina: estudio comparativo de la dramaturgia de las piezas Preguntas inútiles, de Enrique Buenaventura (TEC ? Colombia), y O nome do sujeito(El nombre del sujeito) de Sérgio de Carvalho e Márcio Marciano (Cia do Latão - Brasil)
O teatro épico na América Latina se desenvolveu principalmente a partir da década de 50, quando o movimento de teatro independente gerou uma transformação no modo de produção teatral e na forma de expressão artística existente no continente. A influência do teatro do dramaturgo Bertolt Brecht, o modo de criação coletiva das peças e a construçã
Publicado em: 2006
-
20. Dança vocal : a voz do movimento, o movimento da voz
Este trabalho faz uma reflexão sobre o movimento cênico em seu contexto na contemporaneidade. Ele nasce como resultado das investigações proporcionadas pelo método de Vocal Dance &Voice Movement Integration, organizado por Patrícia Bardi. Analisa o processo do pensamento humano em relação a ser corpo em movimento, discutindo os aspectos da visão dua
Publicado em: 2005
-
21. Um estudo de construção da personagem a partir do movimento corporal
This research presents a study about the scenic construction of the character, based on body movement, and guided by the practical and theorical studies of Rudolf Von Laban choreology and Stanislavski tecnich. The foundation of this study was based on the idea of the man being an unit, as Gestalt BOBY-MIND-SPIRIT, which was present on Merleau-Ponty studies,
Publicado em: 2004
-
22. O trágico e o moral em Nelson Rodrigues
No texto dramatúrgico, escrito para ser encenado, estão contidas, por meio das rubricas do artista dramaturgo, todas as diretrizes para sua concretização cênica, que ficará a cargo dos diretores e atores, artistas da encenação. Devido a esse fato singular que une duas formas artísticas distintas, a relação teatro e literatura apresenta-se íntima
Publicado em: 1998
-
23. O amor e um animal de duas costas : um estudo sobre a encenação de Otelo
Not informed
Publicado em: 1996
-
24. Profetas em movimento : um processo de criação em dança a partir da releitura das dinamicas de movimento que se desprendem dos gestos e posturas do estatuario dos profetas em Congonhas do Campo
Este trabalho foi o resultado de um estudo de Composição Coreográfica, que utilizou um interjogo teórico-prático, de observação e transposição das qualidades de movimento que se desprendem da atitude interna transmitida na postura das esculturas dos 12 Profetas do Aleijadinho em Congonhas do Campo (MG). O interjogo teórico-prático foi possível at
Publicado em: 1994