Melodia
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49. A palavra cantada em comunidades-terreiro de origem Iorubá no Brasil: da melodia ao sistema tonal / The word sung in Yoruba origin communities in Brazil: of melody to the tonal system
This work aims at analyzing the melody-tone relationship in African origin chants in Queto houses of candomble. The stable character of the sung word has led to the analysis of musical texts. In order to implement investigations ten Nago chants have been selected. They have been recorded without instruments by the people of Saint themselves and an Yoruba cha
Publicado em: 2009
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50. Palavra, harmonia e o platonismo ficiano na monodia dramatica da seconda pratica / Speech, harmony and ficinian platonism in the dramatic monodies of the seconda pratica
This research aimed to investigate the relationship between speech and harmony in the repertoire of dramatic monodies of the seconda pratica. After considering the alternative of applying the ethos doctrine associated to the modes and examining the implications of the concepts of pathos, mutatio, and hexachordum, it locates the importance of the platonic tho
Publicado em: 2009
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51. Tecendo os fios de rede: juventude e produção de si em projetos sociais.
The study is about youthful subjectivities in quarters, of the West Zone of Natal-RN, marked for lacks and contingencies that constitute the everyday life of the social existence of its young inhabitants. For this purpose the researchers selected two youth groups: the Association of Youths Constructing Dreams (in the quarter of Felipe Camarão) and Lelo Melo
Publicado em: 2009
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52. BelelÃu e PretobrÃs: palavra, performance e personagens nas canÃÃes de Itamar AssumpÃÃo
O compositor Itamar AssumpÃÃo (1949-2003) iniciou sua carreira artÃstica no inÃcio dos anos 1980, ao lado do grupo de mÃsicos que viria a se tornar conhecido como Vanguarda Paulista. Foi um dos pioneiros no Brasil a produzir e fazer circular sua obra de forma independente, ou seja, à margem do circuito das grandes gravadoras. O trabalho de Itamar à pa
Publicado em: 2009
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53. Hilda Hilst e o canto amoroso em mitos, imagens e símbolos
O objetivo desta pesquisa é investigar, no canto amoroso de Hilda Hilst (1930-2004), a maneira como os mitos, imagens e símbolos configuram a condição de um Eu que lamenta a incompletude e a consciência de sua fragmentação diante de um Outro. Esse Outro é visto como a metade que falta ao Eu, uma metade que, durante o chamamento amoroso, revela-se esq
Publicado em: 2009
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54. Pessoal do CearÃ: A identidade de um percurso e o percurso de uma identidade / Pessoal do CearÃ: the identity of a route and the route of an identity
Neste trabalho, pretendemos examinar um conjunto de dez canÃÃes (melodia e letra) do chamado Pessoal do CearÃ, grupo de cancionistas cearenses que migraram para o centro-sul do paÃs, no princÃpio da dÃcada de 1970. Temos como escopo averiguar se emerge da anÃlise uma imagem-fim de um enunciador geral que perpasse os textos selecionados, dando identida
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2008
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55. Formação de classes funcionais de estímulos musicais
Uma abordagem comportamental da música considera a ação musical como comportamento e a música como estímulo, produto dessa ação. O objetivo geral aqui proposto foi o de verificar o efeito do treino discriminativo sobre a formação de classes funcionais de melodias em andamentos e modos diferentes. Participantes: 9 estudantes do segundo período da Gr
Publicado em: 2008
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56. Quereres de Caetano Veloso : da canção à canção
O Quereres, de Caetano Veloso, é a sétima faixa do disco Velô, de 1984. O objetivo desta dissertação é analisar esta obra utilizando instrumentais teóricos provenientes das áreas de música e de letras, considerando-se “Canção” como um gênero próprio que possui interfaces com a literatura e com a música, ao mesmo tempo em que se revela autô
Publicado em: 2008
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57. Language and subjectivity: case study of a subject diagnosed with Fragile X Syndrome / Linguagem e subjetividade: estudo de caso de uma criança com síndrome de X Frágil
A presente pesquisa clínico-qualitativa aborda um estudo de caso por meio da fala sintomática de um menino afetado pela Síndrome de X Frágil, diagnosticada aos quatro anos e meio de idade. O trabalho acompanha o processo terapêutico dos quatro aos seis anos de idade, visando identificar, de forma mais específica, como as leis de funcionamento da Língu
Publicado em: 2008
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58. A comunicação persuasiva do jingle político: um estudo sobre a estrutura e os efeitos das canções eleitorais
A presente pesquisa busca compreender teoricamente o jingle como instrumento persuasivo da comunicação política. Para tanto, desenvolve uma discussão teórica relativa ao jingle político e analisa a estrutura da melodia e os significados permeados na letra de quatro jingle políticos do século passado. Busca-se compreender teoricamente o jingle como in
Publicado em: 2008
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59. Semiótica do discurso musical: uma discussão a partir das canções de Chico Buarque / Semiotics of musical discourse: a discussion on the songs of Chico Buarque
Ao longo das últimas três décadas observamos o progressivo interesse que a semiótica da canção popular desenvolvida por Luiz Tatit a partir da semiótica greimasiana vem despertando no meio acadêmico. Situada na fronteira dos domínios da lingüística e da música, e justamente por isso, a canção se apresenta como um objeto de difícil análise. Te
Publicado em: 2008
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60. The "Modinhas of Good Taste Collection" by João Francisco Leal : an interpretative study through its historical-aesthetic-musical context / A "Collecção de Modinhas de Bom Gosto" de João Francisco Leal : um estudo interpretativo por meio de sua contextualização historico-estetico-musical
Esta pesquisa teve por finalidade tornar acessível ao público a Collecção de modinhas de bom gosto (1830) de João F. Leal, por meio de um estudo histórico-estético-musical da obra; uma nova editoração das partituras originais com sugestões de como distribuir na melodia o texto das estrofes não musicadas; uma apresentação pública da coleçã
Publicado em: 2008