The "Modinhas of Good Taste Collection" by João Francisco Leal : an interpretative study through its historical-aesthetic-musical context / A "Collecção de Modinhas de Bom Gosto" de João Francisco Leal : um estudo interpretativo por meio de sua contextualização historico-estetico-musical

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Esta pesquisa teve por finalidade tornar acessível ao público a “Collecção de modinhas de bom gosto” (1830) de João F. Leal, por meio de um estudo histórico-estético-musical da obra; uma nova editoração das partituras originais com sugestões de como distribuir na melodia o texto das estrofes não musicadas; uma apresentação pública da coleção na forma de recital; e da elaboração de sugestões de ornamentação a partir do resultado do estudo poético-musical das modinhas. Para tanto, consultamos bibliografia especializada e fontes primárias como, por exemplo, a edição de 1830 da referida coleção, periódicos, certidões, relatos, inventários e documentos escolares. A análise destas informações nos permitiu contextualizar a coleção em um ambiente próximo à corte do Rio de Janeiro da primeira metade do séc XIX, fato que se relacionou ao estudo da autoria da coleção e da vida do compositor, até então pouco considerados. Ficou evidente nesta pesquisa a influência, já conhecida, exercida pela ópera neste gênero de canções. No caso desta coleção, especialmente as de Rossini. Isto também possibilitou identificar um ideal estético vocal apropriado para a interpretação das canções que, curiosamente, aparenta ser remanescente da escola italiana dos castrati, enquanto a escrita musical do instrumento acompanhador remete ao classicismo. Estas informações nos levam a entender que, na época, o fazer musical ainda remetia ao gosto vocal dos estilos barroco e clássico, apesar da popularidade da ópera rossiniana no Rio de Janeiro. A elaboração da nova edição, bem como a sugestão de ornamentações nas diversas estrofes, nos ofereceu dados importantes sobre o emprego prosódico no gênero. Acreditamos que o processo característico prosódico das modinhas de vários compositores brasileiros, de várias épocas, pode ser de fato uma qualidade própria do gênero que desafia o intérprete e privilegia o espectador.

ASSUNTO(S)

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