Melodia
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37. O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach
Este trabalho trata do processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 (original para violino) de Johann Sebastian Bach (1685-1750). O objetivo foi desenvolver uma digitação de mão esquerda capaz de refletir as intenções musicais do presente autor. Para tal, foi estabelecido um modelo de análise, onde a textura musical é dividida e classific
Publicado em: 2011
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38. Suingueiros do sul do Brasil : uma etnografia musical nos "becos, guetos, bibocas" e bares de dondocas de Porto Alegre
¿Suingueiros do Sul do Brasil¿ tem como objetivo investigar os músicos, as músicas e os principais espaços de performance do suingue em Porto Alegre. Os suingueiros referidos no título são principalmente nove músicos nascidos nas décadas de 1940 e 1950 no estado do Rio Grande do Sul e identificados com a produção musical da comunidade negra distri
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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39. O método prático para viola - sua nova atualização com coletânea de imagens, 7 escalas maiores em progressão tonal, 7 minuetos de autores eruditos e 14 duetos com análise técnica da mão esquerda / O método para viola : sua nova atualização com coletânea de imagens, 7 escalas maiores em progressão tonal, 7 minuetos de aturores eruditos e 14 duetos com análise técnica da mão esquerda
Passados oito anos desde a publicação do Método Prático para Viola -Nível Inicial, consideramos a necessidade de uma atualização com correção de tópicos que, com o decorrer do tempo tornaram-se ultrapassados. Os exercícios foram aprimorados, acreditamos ser mais eficientes, exemplificados por uma coletânea de imagens dando referência e maior nit
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/10/2010
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40. Letra, melodia, arranjo: componentes em tensão em O morro não tem vez de Antonio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes
O registro fonográfico tornou mais fácil pensar uma produção musical como documento, não apenas como objeto de apreciação estética. A gravação de canções populares permite prontamente decompor, recompor, analisar, destacar partes e pensá-las como objeto pertencente a uma rede social de amplitudes quase infinitas. Ocasionalmente, o modo como se c
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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41. Chovendo na roseira de Tom Jobim: uma abordagem schenkeriana
O presente artigo examina a canção Chovendo na roseira, de Antônio Carlos Jobim, focando as relações estruturais aprofundadas existentes entre melodia, harmonia e forma. Isso é realizado através do método da análise schenkeriana, que recebe aqui algumas adaptações, de maneira a se ajustar apropriadamente às características dessa peça específic
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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42. "Escute, pai": diálogos entre filhos(as) e pais em canções populares brasileiras
As relações entre pais e filhos(as) configuram um tipo particular de relação entre gerações, na medida em que ocorrem no seio da família, instituição social marcada por vínculos de dependência e responsabilidade e por laços emocionais. Diversas canções que têm essas relações como tema são reunidas no CD Como nossos pais (2008), que exemplif
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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43. A importância dos quintetos de sopro de Anton Reicha no repertório camerístico dos trompistas : estudo analítico e interpretativo dos quintetos n. 1 opus 88 e n. 24 opus 100, à luz de seus tratados de harmonia, composição e melodia / The importance of the woodwind quintets by Anton Reicha in the Chamber Repertorie for french horn players
Verificando a importância dos Quintetos de Sopro de Anton Reicha, no repertório camerístico dos trompistas, esta pesquisa tem como finalidade apresentar um estudo analítico e interpretativo das obras "Quinteto em Mi bemol Maior opus 88 nº1" e "Quinteto em Si bemol Maior opus 100 nº 24", ambos para flauta, oboé, clarinete, fagote e trompa, tendo como p
Publicado em: 2010
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44. O poema e a canção em as coisas, de Arnaldo Antunes: imagens da primeiridade
Esta dissertação pretende analisar um corpus contendo seis textos híbridos, os quais denominamos poema-canção/poema-cantado devido a dupla presença em dois sistemas semióticos diferentes. Um deles, a literatura ou, mais especificamente, a poesia, tem como suporte o livro As coisas, de Arnaldo Antunes, e o outro, a canção, está nos discos de carreir
Publicado em: 2010
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45. Cognição e prosódia: O embate pela palavra na coletiva de imprensa
Prosódia e cognição são os temas centrais do presente trabalho. Reivindica-se o lugar da fonologia na representação formal de construções gramaticais, uma vez que emparelhadas com informações semânticas, sintáticas e pragmáticas estão as informações fonológicas. A partir de contribuições teóricas da Linguística Cognitiva, o conceito de f
Publicado em: 2010
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46. CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DA IDENTIDADE DO GAÚCHO NA CANÇÃO DE LUIZ MARENCO: UM ENFOQUE DIALÓGICO
Considerando a importância da reflexão sobre as diferentes imagens discursivas do gaúcho, este estudo tem o intuito de analisar, sob o ponto de vista dialógico, aspectos da construção discursiva da identidade gaúcha no CD de música nativista intitulado Identidade, de Luiz Marenco, procurando apreender pistas que apontam para a constituição do sujei
Publicado em: 2010
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47. Formação de classes funcionais de estímulos musicais
O objetivo deste experimento foi verificar o efeito do treino discriminativo sobre a formação de classes funcionais de melodias em andamentos e modos diferentes. Nove estudantes universitários do 2° período da graduação em Psicologia foram divididos em três grupos: Modo, Andamento ou Misto. O software SomPsi, produzido especialmente para este estudo,
Paidéia (Ribeirão Preto). Publicado em: 2009-04
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48. Os teclados: the construction of the subject-reader on the score of the text / Os teclados: a construção do sujeito-leitor na partitura do texto
Esta pesquisa versa sobre a construção ética dos sujeitos na obra Os Teclados, especificamente o eu de Júlia, a protagonista, e do leitor. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a análise dos elementos musicais constituintes do enredo, como melodia, harmonia, técnicas de retardamento e acordes. O estudo buscou compreender, a partir do diálogo entre
Publicado em: 2009