Masica Popular
Mostrando 13-24 de 32 artigos, teses e dissertações.
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13. No Tom da CanÃÃo Cearense: do RÃdio e TV, dos Lares e dos Bares na era dos Festivais (1963-1979) / In the Tone of the Pertaining to the state of Cearà Song: of Radio and TV, of the Homes and the Bars in the age of the Festivals (1963-1979)
Este trabalho busca, atravÃs das entrevistas e fontes escritas, narrar a HistÃria de um movimento cultural e musical que se originou em Fortaleza, nos anos 60, envolvendo o rÃdio, o teatro, as artes plÃsticas e a polÃtica, especialmente a relaÃÃo, mÃsico e mÃsica, suas experiÃncias de vida e condiÃÃo social. A confluÃncia de movimentos culturais
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/01/2007
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14. A construÃÃo identitÃria regional pelas topografias discursivas das canÃÃes do "Pessoal do CearÃ" / The construction of the regional identification by discursive topograpies of the songs of "Pessoal do CearÃ"
In this research, we propose to investigate a discursive regional position with all kinds of investments attached to it. Therefore, we took as a basis Maingueneau (1997, 2001, 2004, 2005), a French line discourse annalist, and Costa (2001), who applies the most general concepts of positioning and investment to the literary. The concepts of discursive positio
Publicado em: 2007
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15. DiÃlogo de negros, monÃlogo de brancos: transformaÃÃes e apropriaÃÃes musicais no maracatu de baque virado
O trabalho aborda a situaÃÃo do maracatu-naÃÃo apÃs o seu âboomâ na dÃcada de 1990. As dinÃmicas da linguagem musical sÃo observadas no contexto histÃrico do desenvolvimento das comunidades maracatuzeiras afro-descendentes, sobretudo na zona norte do Recife, desde o momento de violenta repressÃo, durante o Estado Novo, atà a transformaÃÃo da t
Publicado em: 2007
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16. Teia de sincretismo: uma introduÃÃo à poÃtica dos mangues
Al princÃpio era el mangue. SÃlo despuÃs Vinieron los Sambaquis con sus casas de ostra y aceite de ballena. Siglos y siglos mÃs tarde, los TupinambÃ, los Tupi y los Guarani habitaron el litoral del mangle brasileÃo. Hasta que vinieron los colonizadores y exploraron mangles, indios y negros. DespuÃs llegà la modernidad con sus âavancesâ y progresiva
Publicado em: 2007
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17. CaracterizaÃÃo discursiva da Bossa Nova no discurso literomusical brasileiro / Discursive Characterization of Bossa Nova in the Brazilian Popular Music Discourse
In this research; we investigate the main discursive characteristics of the Movement called Bossa Nova in the Brazilian Popular Music discourse in the music of JoÃo Gilberto; AntÃnio Carlos Jobim; VinÃcius de Moraes; Roberto Menescal; Carlos Lyra; Ronaldo BÃscoli and Newton MendonÃa; Our theoretical support is the one of the French Discourse Analysis, a
Publicado em: 2007
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18. A Luminous Inventory or a Invented Luminary: a human trajectory of musical development / Um inventÃrio luminoso ou um alumiÃrio inventado - uma trajetÃria humana de musical formaÃÃo.
O presente trabalho de pesquisa, elaborado como uma narrativa de formaÃÃo pessoal, contextualiza e discute as possibilidades de EducaÃÃo Musical forjadas a partir da dÃcada de oitenta (sÃculo XX), na cidade de Fortaleza no Estado do CearÃ: Brasil. O foco inicial do trabalho à o Projeto Ãpera Nordestina, implantado na Universidade Federal do CearÃ,
Publicado em: 2007
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19. Manguebit: uma discursividade literomusical guerrilheira / Manguebit: une guÃrilla discours literomusical
Este trabalho aborda as relaÃÃes interdiscursivas que, a nosso ver, foram constitutivas na emergÃncia da discursividade manguebitiana: as que se deram com os gestos arquienunciativos de Josuà de Castro de âHomens e Caranguejosâ, com as arquienunciaÃÃes literomusicais de Jorge Ben (com destaque para o perÃodo entre 1964 e 1974), e, por meio polÃmico
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/09/2006
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20. Aprendizagem do mÃsico popular:um processo de percepÃÃo atravÃs dos sentidos?
Esta pesquisa, de carÃter qualitativo exploratÃrio, focalizou processos de aprendizagem de mÃsicos populares. Teve como objetivos investigar experiÃncias iniciais de aprendizagem; identificar significaÃÃes sobre mÃsico âbom de ouvidoâ e âescuta atenta e intencionalâ; investigar a experiÃncia profissional do mÃsico popular e como isso se constitu
Publicado em: 2006
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21. Sentidos e sonoridades mÃltiplas na mÃsica do coco do Recife e regiÃo metropolitana
The manifestation of the Coco is one of the most expressive and important cultural and social events, among those in Pernambuco, Northeast of Brazil. It is composed of music, poetry and dance. Put together this thriad is a set of folklore, trasmited over the time exclusivelly by oral tradition. Under an anthropological perspective, this research intends to c
Publicado em: 2006
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22. Pessoal do CearÃ: formaÃÃo de um habitus e de um campo musical na dÃcada de 1970. / Pessoal do CearÃ: formation of a musical field and habitus in the 70âs
A presente dissertaÃÃo analisa as trajetÃrias dos membros de um grupo de intelectuais e artistas para compreender a formaÃÃo do seu gosto musical. Na dÃcada de 70, esse grupo ficou conhecido como âPessoal do CearÃâ. O trabalho evidenciou que as opÃÃes estÃticas foram definidas por idÃias transmitidas pela escola, famÃlia, indÃstria cultural e
Publicado em: 2006
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23. Flor-do-cerrado: o clube do Choro de BrasÃlia
Este trabalho à um estudo de caso sobre o Clube do Choro de BrasÃlia. Seu objetivo à retratar o desenvolvimento do choro no Distrito Federal e nesse processo, analisar a relevÃncia do trabalho desenvolvido por essa instituiÃÃo, intimamente relacionada com a histÃria do choro brasiliense e possivelmente a mais atuante do gÃnero no Brasil. Com base em
Publicado em: 2006
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24. Economia dos Setores Populares: juventude e educaÃÃo para o trabalho. / ECONOMY OF THE POPULAR SECTORS youth and education for the work
Este estudo dà vida à juventude, entendendo esse segmento como atores sociais e, portanto, capazes de atuar em seu espaÃo para transformÃ-lo. Investiguei sua inserÃÃo e participaÃÃo nos grupos de produÃÃo, associaÃÃes, como elemento de construÃÃo de novos modos de organizaÃÃo, alicerÃados no trabalho coletivo, cooperado e na autogestÃo. Pro
Publicado em: 2006