DiÃlogo de negros, monÃlogo de brancos: transformaÃÃes e apropriaÃÃes musicais no maracatu de baque virado

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O trabalho aborda a situaÃÃo do maracatu-naÃÃo apÃs o seu âboomâ na dÃcada de 1990. As dinÃmicas da linguagem musical sÃo observadas no contexto histÃrico do desenvolvimento das comunidades maracatuzeiras afro-descendentes, sobretudo na zona norte do Recife, desde o momento de violenta repressÃo, durante o Estado Novo, atà a transformaÃÃo da tradiÃÃo em objeto de fetiche e canibalizaÃÃo pela classe mÃdia branca. Assim, diferenÃas e articulaÃÃes entre o fazer musical dos diversos grupos, diversamente situados nesse âsistema do maracatuâ, sÃo analisados por meio da etnografia e de temas importantes da Etnomusicologia. Um modelo de oposiÃÃo e continuum entre âmonologiaâ e âdialogiaâ à montado para evidenciar duas concepÃÃes complementares e em tensÃo na performance e na representaÃÃo da mÃsica. AtenÃÃo especial à dada a uma naÃÃo, o Encanto da Alegria, em que batuqueiros mais velhos tocaram com jovens recentes ao baque virado. Outras naÃÃes articuladas na anÃlise e descriÃÃo do contexto histÃrico sÃo: Almirante do Forte, Axà da Lua, Cambinda Africana, Cambinda Estrela, Elefante, Estrela Brilhante, Gato Preto, Indiano, LeÃo Coroado e Porto Rico

ASSUNTO(S)

afro-brazilian music transformaÃÃo musical popular culture cultural appropriation recife apropriaÃÃo cultural ethnomusicology of the african diaspora recife cultura popular maracatu de baque virado musical change etnomusicologia da diÃspora africana mÃsica afrobrasileira maracatu de baque virado antropologia

Documentos Relacionados