No Tom da CanÃÃo Cearense: do RÃdio e TV, dos Lares e dos Bares na era dos Festivais (1963-1979) / In the Tone of the Pertaining to the state of Cearà Song: of Radio and TV, of the Homes and the Bars in the age of the Festivals (1963-1979)
AUTOR(ES)
Wagner Josà Silva de Castro
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
30/01/2007
RESUMO
Este trabalho busca, atravÃs das entrevistas e fontes escritas, narrar a HistÃria de um movimento cultural e musical que se originou em Fortaleza, nos anos 60, envolvendo o rÃdio, o teatro, as artes plÃsticas e a polÃtica, especialmente a relaÃÃo, mÃsico e mÃsica, suas experiÃncias de vida e condiÃÃo social. A confluÃncia de movimentos culturais e espaÃos produtores, no inÃcio dos anos 60, ConservatÃrio, grupos como o Cactus e o Gruta, os Institutos de FÃsica e Arquitetura e a Faculdade de Direito. Os Bares, BalÃo Vermelho, Estoril e AnÃsio foram de fundamental importÃncia para a aproximaÃÃo dos jovens artistas e produÃÃo musical. Os Festivais produzidos na segunda metade dos anos 60, particularmente o IV Festival da MÃsica Popular do CearÃ, o I Festival da MÃsica Popular Aqui e os Festivais Nordestinos com eliminatÃrias em Fortaleza foram decisivos para que os jovens artistas acreditassem nos trabalhos, favorecidos tambÃm pelos programas de televisÃo, âPorque Hoje à SÃbadoâ e o âShow do Mercantilâ, incentivando-os em suas apresentaÃÃes no contato com artistas consagrados. Portanto, a preocupaÃÃo central serà a compreensÃo de como esses artistas moveram-se em busca do sucesso e suas inserÃÃes no ambiente musical, participando de programas como âPropostaâ, fazendo mÃsica por encomenda, usando o Festival de BrasÃlia e o III e o IV Festival UniversitÃrio da MÃsica Popular Brasileira como vitrine, vergando os entraves para alcanÃar uma maior receptividade no mercado fonogrÃfico a nÃvel local e nacional, conhecidos como âPessoal do CearÃâ.
ASSUNTO(S)
historia mÃsica popular do cearà relaÃÃo mÃsico e mÃsica sucesso e inserÃÃo cearÃâs popular music relation between music and musician success and insertion mÃsica popular - cearà - histÃria e crÃtica - 1963-1979 festivais de mÃsica - brasil, nordeste - histÃria e crÃtica - 1963-1979 pessoal do cearà (movimento musical) canÃÃes - cearà - histÃria e crÃtica - 1963-1979 mÃsicos brasileiros - condiÃÃes sociais - 1963-1979 mÃsicos brasileiros - usos e costumes - 1963-1979
ACESSO AO ARTIGO
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4503Documentos Relacionados
- With specimens of song: a tradução da rima de Dickinson
- Festas equatorianas na TV, na escola e na fala dos alunos
- Medindo a propaganda negativa na TV, rádio, debates, imprensa e Facebook: o caso das eleições presidenciais de 2014
- Immigrant Song: a mobilidade internacional de bandas de Heavy Metal
- Desigualdade e seletividade no territÃrio cearense: o ideÃrio desenvolvimentista dos âgovernos das mudanÃasâ (1987-2007) na estruturaÃÃo da rede urbana do Estado do CearÃ