Lirico
Mostrando 13-24 de 92 artigos, teses e dissertações.
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13. Pensar lo contemporáneo a través de lo lírico: la obra de Nicanor Parra y Roberto Bolaño
Resumo Dois poetas chilenos com similar concepção da poesia e ao mesmo tempo muito diferentes. Na medida em que Nicanor Parra é considerado um dos poetas mais importantes do século XX, a poesia de Roberto Bolaño é pouco atendida pela crítica, se comparada com sua prosa. Porém, ambos os autores dão respostas construtivas às possíveis funções da p
Alea. Publicado em: 2016-08
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14. Diferentes abordagens de ensino para projeção vocal no canto lírico
Resumo: Existem diversas concepções a respeito de como desenvolver a projeção da voz no canto lírico, embora o recurso seja corriqueiramente enfatizado na prática desse estilo. O objetivo da presente pesquisa foi o de identificar e analisar as principais formas de abordagem de ensino da projeção vocal no canto lírico, por professores atuantes nessa
Per musi. Publicado em: 2016-04
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15. A tradução de E.E. Cummings na formação de um cânone doméstico/brasileiro: um estudo de caso sobre projeto tradutório de Augusto de Campos
Resumo Este trabalho concentra-se nas traduções da obra de E. E. Cummings levadas a cabo da década de 1960 até os anos 2010 pelo poeta-tradutor-crítico Augusto de Campos, destacando como esse longo projeto tradutório, desdobrado em 5 edições (10 poemas, 20 poem(a)s, 40 poem(a)s e duas edições de Poem(a)s), se coaduna com a proposta crítica e pedag
Ilha Desterro. Publicado em: 2016-04
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16. Poesias completas ou páginas de "assaz melancolia"?
Resumo Ao reunir os livros de poesia num único volume, Machado registrou que "[...] seria melhor ligar o novo livro [...]" – Ocidentais – "aos três últimos publicados, Crisálidas,Falenas, Americanas".1 Esta observação encontra-se na advertência ao leitor de Poesias completas, e subsidia nossa hipótese: o xeque-mate do último eu lírico machadian
Machado Assis Linha. Publicado em: 2015-12
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17. Mudanças ideacionais das representações linguísticas do heterônimo Álvaro de Campos na obra literária de Fernando Pessoa e em sua tradução para a Língua Inglesa
Este estudo propõe uma análise comparativa das representações poéticas do heterônimo pessoano Álvaro de Campos. O corpus investigado são os poemas traduzidos por Richard Zenith para a língua inglesa e seus respectivos originais. Esta pesquisa discute se as construções textuais do heterônimo nos poemas traduzidos apresentam equivalência com os or
DELTA. Publicado em: 2015-12
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18. O espaço urbano como construção poética do sujeito
Este é um estudo crítico-analítico acerca de alguns poemas do poeta brasileiro Fábio Weintraub em termos da construção do espaço da poesia como um olhar crítico e poético do sujeito. O aspecto lírico do trabalho do poeta é objetivo e sensível ao dirigir-se às cenas urbanas nas quais os objetos desempenham um papel como imagens de um cotidiano da
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2015-06
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19. Postura corporal, voz e autoimagem em cantores líricos
A consciência corporal é um pré-requisito imprescindível na manutenção da postura e na elaboração da gestualidade vocal e corporal para os cantores líricos. O objetivo desse estudo foi discutir sobre as relações entre signos posturais e vocais com a autoimagem em cantores líricos. Para tanto, foi realizada uma discussão semiológica baseada na F
Per musi. Publicado em: 2015-06
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20. Ilusão enunciativa na canção
Destacam-se neste trabalho as decorrências enunciativas da inevitável presença da fala na linguagem da canção. Ao conceber uma letra, o compositor não apenas propõe um conteúdo, mas também as unidades entoativas (modos de dizer) que figurativizam a melodia e lhe atribuem um valor oral. São essas entoações que fazem do intérprete o foco de toda c
Per musi. Publicado em: 2014-06
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21. Verbo fálico: sobre o erotismo divino na canção Sobre todas as coisas de Chico Buarque e Edu Lobo
Este artigo pretende realizar uma leitura interpretativa da canção Sobre todas as coisas, composta por Chico Buarque e Edu Lobo, gravada originalmente no LP O grande circo místico (1983). A partir da ideia de canção como espaço que conjuga os textos verbal (a letra) e musical (melodia, harmonia e ritmo), vistos em relação de mútua correspondência,
Per musi. Publicado em: 2014-06
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22. O poeta-espião: a antilírica de Sebastião Uchoa Leite
Paulo Andrade analisa nesta obra os procedimentos técnicos, temas e motivos construídos pelo poeta Sebastião Uchoa Leite para refletir sobre seu projeto poético e seu sujeito lírico. O estudo focaliza uma produção poética submetida a certa tensão, por desvios e aproximações, tanto com a tradição moderna quanto com as propostas modernistas, o que impossibilita demarcar limites para classificá-la. O grande mérito do autor é precisamente situar a obra de Uchoa nesse contexto específico. Andrade mostra que Uchoa não concebe o modernismo como força propulsora, mas como forma. O poeta não descarta as conquistas de 1922 e das décadas seguintes, no entanto, empenha-se em transgredi-las, contaminando-as com referências de toda ordem, seja da alta cultura, seja de elementos líricos retomados de tradições mais antigas, como a obra de François Villon, seja da cultura de massa ou de linguagens as mais diversas. Adepto do modernismo, Uchoa centra-se no contexto de seu tempo, e utiliza-se de uma linguagem concisa para expressar as preocupações em relação à cultura contemporânea. A análise de Andrade traz à tona um poeta que alia pensamento e poesia e, fortemente crítico à realidade, coloca-se em permanente desconfiança em relação ao mundo, ao outro e a si próprio. No percurso o estudo também aborda outros temas e procedimentos afins para articular a questão central, como o humor, a ironia, a autoironia e a difícil relação entre a retomada e a transgressão de certa tradição moderna, que faz de Uchoa um herdeiro singular de Paul Valéry, T. S. Eliot, João Cabral, Carlos Drummond, Manuel Bandeira e dos poetas concretistas.
Autor(es): Andrade, Paulo
Editora UNESP. Publicado em: 2014
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23. Expressividade na opinião de cantores líricos
Investigação sobre a opinião de cantores líricos em relação à expressividade na performance operística. MÉTODO: 50 cantores líricos (24 mulheres e 26 homens) citaram cinco palavras relacionadas à expressividade do cantor de ópera. RESULTADOS: a partir da frequência das repetições de palavras nas respostas dos cantores foram elaborados seis eix
Per musi. Publicado em: 2013-06
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24. Body posture, voice and self-image in opera singers / Postura corporal, voz e autoimagem em cantores líricos
O canto lírico é uma atividade que requer refinamento da coordenação motora, para obter controle da postura durante a emissão vocal, e consciência corporal para garantir harmonização dos gestos com a autoimagem. Muitas vezes, a dificuldade em promover ajustes na postura pode comprometer a qualidade e o controle da voz. Isto ocorre devido à estreita
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/12/2012