Postura corporal, voz e autoimagem em cantores líricos
AUTOR(ES)
Mello, Ênio Lopes, Ballestero, Luiz Ricardo Basso, Silva, Marta Assumpção de Andrada e
FONTE
Per musi
DATA DE PUBLICAÇÃO
2015-06
RESUMO
A consciência corporal é um pré-requisito imprescindível na manutenção da postura e na elaboração da gestualidade vocal e corporal para os cantores líricos. O objetivo desse estudo foi discutir sobre as relações entre signos posturais e vocais com a autoimagem em cantores líricos. Para tanto, foi realizada uma discussão semiológica baseada na Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Filosofia, Psicologia e Artes, principalmente canto. Essa discussão foi estruturada em três tópicos: A) Singularidade e percepção corporal; B) Imagem e expressão; C) Postura, voz e autoimagem. Considerações finais: a expressão e a imagem corporal são figuradas por meio da conscientização da postura e do movimento corporal, portanto todo movimento é expressivo. Toda expressão tem efeito na imagem corporal, logo, toda nova percepção da expressão produzirá alteração na autoimagem. Dessa forma, o cantor lírico altera a percepção de si mesmo, a cada nova interpretação e institui novos signos para os gestos e para as posturas corporais.
ASSUNTO(S)
Documentos Relacionados
- Body posture, voice and self-image in opera singers
- Expressividade na opinião de cantores líricos
- Auto-imagem corporal, insatisfação com o peso corporal e estado nutricional deadolescentes brasileiros: um estudo nacional
- Relação entre estado nutricional, adiposidade corporal, percepção de autoimagem corporal e risco para transtornos alimentares em atletas de modalidades coletivas do gênero feminino
- ESTUDO DA FONAÇÃO E DA RESPIRAÇÃO, COM APOIO ABDOMINAL EXPANDIDO E CONTRAÍDO, EM CANTORES LÍRICOS