Letra De Musica
Mostrando 13-24 de 44 artigos, teses e dissertações.
-
13. Sobre anjos e irmãos: cinquenta anos de expressão política do "crime" numa tradição musical das periferias
A bibliografia sobre as periferias urbanas, sobretudo em São Paulo, enfatizou sucessivamente a ação política dos movimentos de trabalhadores (anos 1970-1980) e a "violência urbana" (anos 1990-2000). A relação entre "política" e "violência" foi, entretanto, muito pouco discutida, como se "trabalhadores" e "bandidos" não coexistissem no tempo e no es
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2013-06
-
14. Raul Seixas: um produtor de mestiçagens musicais e midiáticas
O objeto de estudo deste trabalho são as mestiçagens musicais e midiáticas produzidas por Raul Seixas em sua obra, em diálogo com a tradição híbrida da cultura. O Problema de Pesquisa é investigar Raul Seixas como um produtor de mestiçagens musicais que atua entre as mídias e os ambientes midiáticos, e como um tradutor da cultura livresca para a l
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/04/2012
-
15. Análise enunciativa de Canto para minha morte, de Raul Seixas
Este artigo constitui um estudo enunciativo do gênero discursivo letra de música e tem como objetivo analisar o sentido de morte que se depreende da letra da música Canto para minha morte, de Raul Seixas, mediante a relação intersubjetiva entre o locutor e o interlocutor. Menciona-se a proposta da subjetividade na linguagem, teoria na qual Benveniste ab
Ling. (dis)curso. Publicado em: 2012-08
-
16. O processo de celebrificação na internet : o caso de Stefhany do CrossFox
Este trabalho tem por objetivo compreender como ocorre o processo de celebrificação ¿ isto é, a transformação de uma pessoa em celebridade ¿ na internet. Para investigar este fenômeno, optou-se pelo estudo do caso da cantora de forró Stefhany do CrossFox, cujo clipe amador da música ¿Eu Sou Stefhany¿, disponibilizado no YouTube, foi reproduzido e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
17. Contribuições do arranjo para a construção de sentido na canção brasileira: análise de três canções de Milton Nascimento.
A pesquisa aqui empreendida tem como principal instrumento a teoria erigida por Luiz Tatit, conhecida por Semiótica da Canção, cujo modelo para análise de canções tem sido freqüentemente adotado no contexto acadêmico. Nossa intenção foi a de investigar por quais recursos o pensamento musical atua na configuração e ampliação do sentido cancional
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/10/2011
-
18. Assim na música como na vida: a representação do trabalho em discursos de canções brasileiras através da análise crítica do discurso
Essa pesquisa tem como objetivo analisar a representação do trabalho e do trabalhador em letras de músicas brasileiras pela Análise Crítica do Discurso nos níveis léxico-gramatical, semântico-discursivo e do contexto. O referencial teórico abrange história e configuração do trabalho e da música, além dos seguintes aspectos linguísticos teóric
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/06/2011
-
19. Entre letra e mÃsica: aspectos de modalizaÃÃo na canÃÃo PalhaÃo (Mais Clara, Mais Crua)
O objetivo principal deste trabalho à verificar como se dÃo os processos de modalizaÃÃo inseridos na letra e no arranjo musical da canÃÃo intitulada PalhaÃo (Mais Clara, Mais Crua), com letra de Geraldo Carneiro e mÃsica de Egberto Gistmonti. O problema de pesquisa central à verificar se hà compatibilidade entre o material linguÃstico e o componen
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/03/2011
-
20. INTERAÇÃO ENTRE MÚSICA E TECNOLOGIA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO A WEB-RÁDIO
A internet e a música estão presentes no cotidiano de grande parte da população brasileira, porém ainda são pouco exploradas como um subsídio para o ensino de conceitos biológicos e para a popularização da ciência. Este texto foi elaborado a partir da pesquisa qualitativa do mestrado profissional em ensino de Ciências da UTFPR e discorre sobre um
Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte). Publicado em: 2011-12
-
21. A crônica-canção de Chico Buarque
Nosso trabalho investiga a assimilação de características das crônicas de escritores como Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade, João do Rio, Carlos Heitor Cony, Machado de Assis na canção de Chico Buarque.O presente trabalho focou, portanto, os estudos literários e culturais. Esses estudos prevêem a interconexão entre mídia, literatura e socied
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/12/2010
-
22. Iconicidade lexical na representação musical da língua dos Brasis / L iconicité lexicale dans la représentation musicale de la langue des "Brasis"
Trabalho de investigação das marcas de iconicidade em letras-de-música brasileira que representam os vários Brasis. Análise do córpus com fundamentação semântico-semiótica, endossada pela perspectiva sociolinguística, como ponto de partida para a caracterização dos itens lexicais como ícone, índice ou símbolo, à luz da Teoria da Iconicidade,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2010
-
23. Letra, melodia, arranjo: componentes em tensão em O morro não tem vez de Antonio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes
O registro fonográfico tornou mais fácil pensar uma produção musical como documento, não apenas como objeto de apreciação estética. A gravação de canções populares permite prontamente decompor, recompor, analisar, destacar partes e pensá-las como objeto pertencente a uma rede social de amplitudes quase infinitas. Ocasionalmente, o modo como se c
Per Musi. Publicado em: 2010-12
-
24. A gênese da bossa nova : João Gilberto e Tom Jobim
Este trabalho estuda a gênese do estilo musical bossa nova a partir da análise das quatro canções de Tom Jobim com letra dele mesmo que integram o repertório dos três primeiros discos de João Gilberto. A análise propriamente dita é precedida de contextualizações e definições. Situa-se a bossa nova como gênero no contexto histórico da canção,
Publicado em: 2010