A crônica-canção de Chico Buarque
AUTOR(ES)
Marcelo Pessoa de Oliveira
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
17/12/2010
RESUMO
Nosso trabalho investiga a assimilação de características das crônicas de escritores como Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade, João do Rio, Carlos Heitor Cony, Machado de Assis na canção de Chico Buarque.O presente trabalho focou, portanto, os estudos literários e culturais. Esses estudos prevêem a interconexão entre mídia, literatura e sociedade, a partir de relações simbólicas ocorrentes entre o gênero literário crônica e os versos cantados de Chico Buarque. Chico Buarque, ao assimilar em sua canção elementos próprios da produção em prosa, exercita uma aproximação com a prática literária de nossos maiores cronistas. Essa aproximação se deixa melhor notar, quando Chico Buarque realiza em suas letras o trabalho que seria próprio de um cronista de jornal.Assim, depois de breve discussão sobre a música, a letra e a canção, no capítulo Crônica: facetas e diálogos, há um breve histórico da crítica do século XX, enfatizando a ideia da crônica como gênero literário. Noutro capítulo tratamos da narrativa de Estorvo, romance aqui considerado como uma crônica alongada. No capítulo A Crônica-canção de Chico Buarque, lidamos diretamente com as canções. Para guiar estes confrontos entre crônica e canção, utilizamos as classificações do gênero crônica apresentadas por José Marques de Melo, colocando-as próximas das discussões realizadas por outros pensadores como Antônio Cândido, Davi Arrigucci Jr. e Massaud Moisés. No capítulo Analisando o Corpus, estudamos as letras de Chico Buarque comparando-as com o gênero crônica literária. Finalmente, percebemos que o poema musicado de Chico Buarque pode ser visto como crônica-canção, uma vez que produto das experiências socioculturais das pessoas em seu dia a dia.
ASSUNTO(S)
crônicas brasileiras - história e crítica música popular - brasil - letras canção (música) - brasil buarque chico criticism and interpretation brazilian chronicles history and criticism popular music brazil lyrics song (music) brazil
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000162039Documentos Relacionados
- Sexualidade improdutiva e resistência na canção Geni e o zepelim, de Chico Buarque
- A canção Todo o sentimento, de Chico Buarque e Cristovão Bastos: um exercício de leitura verbo-musical
- Modernidade e pós-modernidade na canção popular brasileira urbana : a voz ativa de Chico Buarque de Hollanda
- Verbo fálico: sobre o erotismo divino na canção Sobre todas as coisas de Chico Buarque e Edu Lobo
- CHICO BUARQUE: ENTRE O POPULAR E O ERUDITO