Assim na música como na vida: a representação do trabalho em discursos de canções brasileiras através da análise crítica do discurso

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

28/06/2011

RESUMO

Essa pesquisa tem como objetivo analisar a representação do trabalho e do trabalhador em letras de músicas brasileiras pela Análise Crítica do Discurso nos níveis léxico-gramatical, semântico-discursivo e do contexto. O referencial teórico abrange história e configuração do trabalho e da música, além dos seguintes aspectos linguísticos teórico-metodológicos: a) Análise Crítica do Discurso (ACD), baseada principalmente em Fairclough (2001a); b) Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) de Halliday (2004) com as metafunções textual, ideacional e interpessoal; e c) Sistema de Avaliatividade de Martin e Rose (2003). Na macroanálise, com a ACD e com o programa de linguística de corpora WordSmith Tools, investigamos 325 letras de canções brasileiras que mencionam trabalho e trabalhador, gravadas entre 1916 e 2010. Na microanálise, analisamos duas versões de uma mesma canção com essa temática por meio da GSF e da Avaliatividade e, através de entrevistas com autores e de representantes da comunidade interpretativa, avaliamos o contexto de situação e a percepção dessa prática discursiva. Dentre as conclusões destacamos: a presença de canções ligadas à temática do trabalhador nas canções é relativamente pequena, apesar do trabalho ter um papel extremamente relevante na sociedade; o universo do trabalho representado é masculinizado, desqualifica a capacidade produtiva da mulher, reduzindo-a, na maioria das vezes, à trabalhadora doméstica ou à esposa/companheira; a reprodução do discurso hegemônico capitalista de produtividade; a predominância de uma imagem negativa do trabalho; ele adquire diversos significados, principalmente de ganhos financeiros; prevalece o registro de impressões, ações e relações do ponto de vista de um narrador-personagem; a noção de individualidade se sobrepõe a de coletividade; o trabalhador vivencia e relata o momento presente, pensando pouco no futuro e referindo-se menos ainda ao passado; o sujeito representado considera mais a noção de pertencimento, deixando em segundo plano a atividade do pensar e executando mecanicamente tarefas indicadas por terceiros. Outra conclusão importante refere-se à metafunção textual, para cuja análise recomendamos a segmentação da letra da canção em frases melódicas e não em orações da gramática tradicional, para aproximar a análise de tema e rema da real percepção do ouvinte. Concluímos, ainda, que o resultado da análise através de cada metodologia utilizada corrobora o das demais, tendo cada teoria a sua peculiaridade na identificação de aspectos específicos.

ASSUNTO(S)

análise do discurso teses. trabalhadores na música teses. trabalho brasil história séc. xx teses. musica popular brasil teses. semântica teses. funcionalismo (lingüística) teses. lingüística teses.

Documentos Relacionados