Análise enunciativa de Canto para minha morte, de Raul Seixas
AUTOR(ES)
Freitas, Ernani Cesar de, Facin, Débora
FONTE
Ling. (dis)curso
DATA DE PUBLICAÇÃO
2012-08
RESUMO
Este artigo constitui um estudo enunciativo do gênero discursivo letra de música e tem como objetivo analisar o sentido de morte que se depreende da letra da música Canto para minha morte, de Raul Seixas, mediante a relação intersubjetiva entre o locutor e o interlocutor. Menciona-se a proposta da subjetividade na linguagem, teoria na qual Benveniste aborda as marcas de pessoa, espaço e tempo como categorias que validam essa tese. A pesquisa caracteriza-se como descritivo-qualitativa. Os procedimentos metodológicos utilizados consistem na identificação e análise das marcas que norteiam a subjetividade e como estas se organizam em uma relação intersubjetiva. Com base nos achados, sugere-se que o jogo das marcas linguísticas (pessoa, espaço e tempo) em Canto para a minha morte evidencia a construção progressiva de sentidos sobre a morte.
ASSUNTO(S)
enunciação intersubjetividade letra de música
Documentos Relacionados
- Raul Seixas: um produtor de mestiçagens musicais e midiáticas
- Living in an alternative society: Raul Seixas in the young counterculture context
- As Formas Fonográficas e a Construção do Cotidiano na Obra de Raul Seixas
- 30 anos de rock: Raul Seixas e a cultura brasileira (de 1970 a contemporaneidade)
- De quem é a morte, afinal de contas?