Entre letra e mÃsica: aspectos de modalizaÃÃo na canÃÃo PalhaÃo (Mais Clara, Mais Crua)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

21/03/2011

RESUMO

O objetivo principal deste trabalho à verificar como se dÃo os processos de modalizaÃÃo inseridos na letra e no arranjo musical da canÃÃo intitulada PalhaÃo (Mais Clara, Mais Crua), com letra de Geraldo Carneiro e mÃsica de Egberto Gistmonti. O problema de pesquisa central à verificar se hà compatibilidade entre o material linguÃstico e o componente musical processados para essa canÃÃo, ou seja, verificar a confluÃncia entre esses dois elementos. Para proceder à pesquisa, buscou-se apoio teÃrico em trabalhos de linguistas, com foco na modalizaÃÃo linguÃstica, bem como em obras de autores que lidam com o texto poÃtico, pois a letra da canÃÃo compreende um poema. TambÃm se recorreu a obras de teÃricos da mÃsica devido ao interesse pelo processo de sentido que resulta do arranjo musical. Inicialmente, verificam-se teorias sobre modalizaÃÃo linguÃstica e sobre alguns aspectos da mÃsica para, posteriormente, passar à anÃlise da obra, com amparo nas teorias estudadas. Observou-se que, na canÃÃo avaliada, existe compatibilidade entre a letra e a composiÃÃo musical processada para a obra e, ainda, que esses dois elementos influenciam no processo de construÃÃo dos sentidos despertados pela canÃÃo. Portanto, pode-se concluir que o arranjo musical produz circularidade e paradoxia, caracterÃsticas verificadas tambÃm na letra, as quais sÃo demarcadas por elementos linguÃsticos que acenam para um tom epistÃmico, do mais acentuado atà o mais leve. Esse movimento imprime aproximaÃÃo e distanciamento, o que fica marcado na forma como o narrador retrata a solidÃo expressa no poema e sentida na composiÃÃo musical.

ASSUNTO(S)

modalizaÃÃo linguÃstica mÃsica - letra composiÃÃo musical dialogia modalizzazione linguistica testo di musica composizione musicale letras

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