Grotesco Na Literatura
Mostrando 1-12 de 28 artigos, teses e dissertações.
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1. Acolhendo o espírito de Carnaval: o grotesco e o carnavalesco em Klail City Death Trip Series de Rolando Hinojosa
RESUMO O presente artigo diz respeito às propriedades artísticas de uma das obras básicas da literatura chicana, Klail City Death Trip Series de Rolando Hinojosa, observadas através da perspetiva da cultura do riso popular. A pesquisa baseia-se na teoria de Bakhtin sobre o carnaval e o carnavalesco. A análise revela que o riso carnavalesco afeta o siste
Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso. Publicado em: 2022
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2. La salvaje belleza de la vida. Cuerpo y escucha en Tres tristes tigres
Resumo Este artigo propõe uma interpretação de La Estrella em Tres tristes tigres como uma figura marginal em relação ao cânone da literatura cubana. Se para Lorenzo García Vega o cânone consistia na polaridade entre a mãe e a miliciana, na personagem de Cabrera Infante há uma protagonista noturna em desacato tanto da domesticidade materna origenis
Alea: Estudos Neolatinos. Publicado em: 2022
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3. Dialogismo, polifonia, cronotopo e grotesco em A última gravação de Krapp: uma leitura bakhtiniana
RESUMO Este artigo, um recorte de nossa dissertação de mestrado, tem como objetivo apresentar uma análise da peça A última gravação de Krapp, de Samuel Beckett, a partir de conceitos teóricos provenientes dos escritos do teórico da literatura russo Mikhail Bakhtin, tais como dialogismo, polifonia, cronotopo e grotesco. Com o intuito de problematizar
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 05/08/2019
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4. Uma certa maneira de desejar a liberdade: caminhos da literatura de Carlos Heitor Cony no pós-1964 / \"A certain way of wishing freedom\": paths of literature of Carlos Cony in the post-1964
Esta tese objetiva perseguir os caminhos tomados pela ficção de Carlos Heitor Cony depois do golpe civil-militar de 1964, acontecimento que afetou a todo o País e que atravessou em definitivo a vida e a obra do escritor e jornalista. Para tal, centra-se na análise de dois de seus mais relevantes romances, Pessach: a travessia (1967), e Pilatos (1974), de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/03/2012
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5. A tragicidade nas personagens femininas de "Onde estivestes de noite " e "A via crucis do corpo", de Clarice Lispector / The tragical on the female characters in "Onde estivestes de noite" and "A via crucis do corpo", by Clarice Lispector
Esta pesquisa objetiva estudar a tragicidade nas personagens femininas das obras Onde Estivestes de Noite e A via Crucis do Corpo, de Clarice Lispector. AtravÃs de pesquisa bibliogrÃfica, demonstra que o feminino à o locus em que o trÃgico se apresenta na obra clariceana. Esse trÃgico à conceituado como o titubear entre opostos, na entrelinha formada p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/10/2011
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6. O riso diabÃlico residual nâ As pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o diabo / Le rire diabolique rÃsiduel dans As pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o diabo
O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Literatura Regional, tem como objetivos verificar como a Idade MÃdia pensava o riso relacionado ao pecado e ao Diabo, e investigar a remanescÃncia dessa mentalidade e de crenÃas populares medievais no romance As Pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o Diabo, de Nei Leandro de Castro, e na literatura popu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2011
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7. Sem medo das palavras: Introdução à Obra de Lourdes Ramalho
Esta dissertação é uma breve introdução à obra de uma das mais importantes dramaturgas da atualidade: Lourdes Ramalho (Maria de Lourdes Nunes Ramalho, Jardim do Seridó-RN, 1926). A sua produção literária para adultos (peças de teatro e/ou cordéis) foi pensada aqui considerando três aspectos que, relacionados, dão à sua escrita uma forma singul
Publicado em: 2011
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8. Do ponto do meio ao auscultar do estalo: o percurso transformativo dos gêneros do discurso no processo de criação dramática de Luís Alberto de Abreu
Edificada sob a criação colaborativa, parte da obra de Luís Alberto de Abreu torna-se fruto de um movimento dialógico que se arquiteta via discursos de diferentes sujeitos, de horizontes sociais distintos, que participam da sua concepção e da relação com outros discursos, textos e elementos transtextuais que evidenciam as vozes e o emaranhado de fios
Publicado em: 2011
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9. ResÃduos medievais do grotesco no cordel de metamorfose contemporÃneo / Residues of the grotesque in the metamorphosisâ drawstring contemporary
Esta pesquisa, vinculada a linha Literatura e HistÃria, analisa o grotesco residual no cordel de metamorfose contemporÃneo. Utiliza-se a Teoria da Residualidade, que se ocupa dos resÃduos remanescentes de uma cultura em outra, atravÃs dos processos de hibridaÃÃo cultural, endoculturaÃÃo e cristalizaÃÃo. Os cordÃis de metamorfose contemporÃneos tr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/08/2010
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10. Nas entrelinhas do espaço: o grotesco e o sagrado em Terra sonâmbula, de Mia Couto
O tema desta dissertação é o espaço do grotesco e do sagrado no livro Terra Sonâmbula, do autor moçambicano Mia Couto. A escolha de tal temática deve-se à proeminência que esta categoria teórica tem assumido nos últimos anos, e principalmente em decorrência das várias possibilidades de leitura deste romance no contexto das literaturas africanas
Publicado em: 2010
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11. Sintonias entre as artes: a figura do fauno da Antiguidade para a Modernidade em L Après-midi d un faune, via Mallarmé, Manet e Nijinsky
Esta dissertação possui duplo intento. Por um lado, ambiciona tocar o complexo universo poético de Stéphane Mallarmé por uma de suas mais refinadas composições, porém menos estudadas pela crítica contemporânea brasileira: L Après-midi d un faune (1876). Por outro lado, visa discutir as inter-relações (ou sintonias ) que podem ser percebidas entr
Publicado em: 2010
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12. "Essa obscura claridade que tomba das estrelas" = Cette obscure clarté qui tombe des étoiles: a mistura de paixões em Le Cid, de Pierre Corneille
Esse trabalho tem como objetivo analisar os aspectos cômicos e trágicos da obra Le Cid, de Pierre Corneille, bem como apontar, nesse texto, a presença de paixões de caráter antagônico em paralelo como uma concepção de tragédia da antiguidade clássica grega. Propõe-se, como definição para o trágico, assim como para a sua forma artística por exc
Publicado em: 2010