"Essa obscura claridade que tomba das estrelas" = Cette obscure clarté qui tombe des étoiles: a mistura de paixões em Le Cid, de Pierre Corneille

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Esse trabalho tem como objetivo analisar os aspectos cômicos e trágicos da obra Le Cid, de Pierre Corneille, bem como apontar, nesse texto, a presença de paixões de caráter antagônico em paralelo como uma concepção de tragédia da antiguidade clássica grega. Propõe-se, como definição para o trágico, assim como para a sua forma artística por excelência, a tragédia, a convivência harmônica de sentimentos contraditórios. Tem-se, assim, uma leitura da peça pelo viés da mistura e uma discussão da categorização da mesma, que se complica à luz deste seu pormenor. A utilização deliberada do texto corneliano como fonte interpretativa para o mesmo deve-se tanto a uma escolha teórica de análise quanto ao fato de ser este um trabalho que inaugura os estudos acadêmicos em torno do dramaturgo no Brasil.

ASSUNTO(S)

corneille, pierre, 1606-1684. le cid crítica e interpretação teses. literatura francesa séc. xvii história e crítica teses. teatro frances (tragédia) história e crítica teses. tragicomédia teses. grotesco na literatura teses.

Documentos Relacionados