Filme Documentario
Mostrando 25-36 de 97 artigos, teses e dissertações.
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25. INFANCIA CLANDESTINA OU A VONTADE DA FÉ
Resumo Este artigo discute como o filme Infancia clandestina (2012), de Benjamín Ávila, marca uma virada na representação cinematográfica da ditadura de 1976-1983, na Argentina. Por um lado, este filme se distancia de trabalhos de ficção como La historia oficial, de Luis Puenzo, regulado pelo arquivo e pelas evidências testemunhais e documentais disp
Alea. Publicado em: 2015-12
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26. Linguagem fílmica: uma metáfora de comunicação para a análise dos discursos nas organizações
O objetivo da pesquisa aqui relatada foi investigar a linguagem fílmica como metáfora de comunicação para a análise dos discursos nas organizações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uso da estratégia de análise fílmica. Os dados foram coletados por meio da observação indireta e não participante, registrados em protocolo de observação.
Rev. Adm. (São Paulo). Publicado em: 2015-03
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27. Ex isto, de Cao Guimarães, e o ultrapassamento de si
Este ensaio dedica-se ao filme Ex Isto (2010), de Cao Guimarães, dando maior relevo em seu percurso analítico ao modo como o corpo performático do ator desfaz-se de si para dar forma à existência da imagem do personagem real interpretado, bem como à maneira pela qual a obra se constrói, operando passagens entre a literatura e o cinema, o documentário
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-12
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28. O coro trágico de Pasolini
Na segunda metade da década de 60, entre obras como Édipo Rei (1967) e Medeia (1969), Pasolini projetou realizar um filme-poema "sobre o Terceiro Mundo". Dessa "espécie de documentário, um ensaio", nas suas próprias palavras, foram preservados vários fragmentos em película. Entre eles estão as Notas para uma Oresteia africana (1968-69), uma tentativa
Alea. Publicado em: 2014-12
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29. O fim e o princípio: Entre o mundo e a cena
Este artigo trata do documentário O fim e o princípio, de Eduardo Coutinho, realizado em uma pequena comunidade rural da Paraíba. O filme foi gravado sem pesquisa prévia, privilegiando o encontro com o desconhecido, tendo como cerne entrevistas com pessoas idosas.
Novos estud. - CEBRAP. Publicado em: 2014-07
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30. Ser-estar no sertão: capítulos da vida como filosofia visceral
Uma pesquisa etnográfica no sertão cearense, o conceito de mimese corpórea em produção teatral e um filme documentário sobre rastejadores de cangaceiros na caatinga do Ceará, Brasil, são pontos de partida, neste texto, para uma discussão sobre a natureza do processo de “leitura de sinais” no mundo. As reflexões apresentadas sugerem que tais pro
Interface (Botucatu). Publicado em: 24/06/2014
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31. O arquivo e o sonho: a montagem como processo de mediação em Sem Sol, de Chris Marker
O que propomos, no presente artigo, é pensar a montagem - e, mais especificamente, a montagem de imagens de arquivo - como processo de mediação entre elas e o espectador. Para isso, recorremos às ideias de Georges Didi-Huberman, para refletir sobre as imagens do sonho e as imagens de arquivo. Ambas, cada uma à sua maneira, carregam vestígios da memóri
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-06
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32. O monumental e o íntimo: dimensões da memória da resistência no documentário brasileiro recente
Propõe-se um exercício acerca da memória da resistência à ditadura no documentarismo brasileiro contemporâneo. Monumentalização e intimidade são as noções guias das análises de Hércules 56 (Silvio Da-Rin, 2006) e Diário de uma busca (Flavia Castro, 2010). No caso do primeiro filme, sugere-se que os cânones do documentário de entrevista, prima
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2013-06
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33. O estatuto político da amizade: A alma do osso, de Cao Guimarães
A partir do conceito de amizade proposto por Giorgio Agamben, este ensaio reflete, em uma interface entre estética e política, acerca das relações de poder presentes em A alma do osso (Cao Guimarães, 2004). O maior relevo é dado ao modo pelo qual o cineasta partilha, por meio do filme, sua existência com o ermitão Dominguinhos da Pedra, bem como as r
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2013-06
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34. Cinema e realismo: Frederick Wiseman / Cinema and realism: Frederick Wiseman
O presente trabalho investiga, a partir da sociologia do cinema, uma seleção de filmes documentais do cineasta americano Frederick Wiseman (1930-). Trata-se de um documentarista com grande importância para o que ficou conhecido como cinema direto ou cinema vérité, uma corrente cinematográfica que, através de determinados artifícios formais ausência
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/09/2012
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35. O sol sangra : memória e afeto / The sun bleeds : memory and affection
Esta tese tem como principal objetivo fazer uma reflexão sobre o processo de criação cinematográfica em torno da realização do filme O Sol Sangra, documentário que aborda as memórias de viajantes do trem de Carajás, que circula pelo norte do Brasil. É nossa intenção aprofundarmos o entendimento do cinema como um espaço de lembrança, de memória
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2012
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36. Parahyba masculina feminina neutra: cinema (in)direto, super 8, gÃnero e sexualidade (ParaÃba, 1979-1986) / Parahyba Masculina Feminina Neutra: (in)direct cinema, super 8 films, gender and sexuality (1979-1986)
A presente dissertaÃÃo estuda a produÃÃo cinematogrÃfica em Super 8 no estado da ParaÃba, que se deu a partir de 1979 â ano de realizaÃÃo do documentÃrio Gadanho, de Pedro Nunes e JoÃo de Lima â e estendeu-se atà 1986. O estudo empreende a anÃlise das experiÃncias cinematogrÃficas superoitistas no estado a partir de seus diÃlogos com a cinem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012