Parahyba masculina feminina neutra: cinema (in)direto, super 8, gÃnero e sexualidade (ParaÃba, 1979-1986) / Parahyba Masculina Feminina Neutra: (in)direct cinema, super 8 films, gender and sexuality (1979-1986)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/08/2012

RESUMO

A presente dissertaÃÃo estuda a produÃÃo cinematogrÃfica em Super 8 no estado da ParaÃba, que se deu a partir de 1979 â ano de realizaÃÃo do documentÃrio Gadanho, de Pedro Nunes e JoÃo de Lima â e estendeu-se atà 1986. O estudo empreende a anÃlise das experiÃncias cinematogrÃficas superoitistas no estado a partir de seus diÃlogos com a cinematografia brasileira dos anos 1960 e 1970, pensando tambÃm o prÃprio cenÃrio paraibano. A produÃÃo superoitista na ParaÃba encontrou um campo cinematogrÃfico marcado por tradiÃÃes que remontam à dÃcada de 1960 e que concebe o documentÃrio Aruanda (1960), de Linduarte Noronha, como fundante de uma forma de pensar e fazer cinema. Focar-se-à os filmes Super 8 que versam sobre as representaÃÃes de gÃneros e expressÃes da sexualidade. A anÃlise apreende o processo de produÃÃo desses filmes e as representaÃÃes acerca do feminino e do masculino, que empreenderam uma crÃtica aos estereÃtipos sobre a mulher e o homem nordestino, em especial, o paraibano. Nesse sentido, esses filmes empenharam-se numa polÃtica da visibilidade, tendo como mote principal a desconstruÃÃo da personagem homossexual, lanÃando novos questionamentos sobre as prÃticas e representaÃÃes da sexualidade. Buscando compreender o processo de circulaÃÃo dessas obras, problematizaremos os espaÃos percorridos por essa produÃÃo, como a Universidade Federal da ParaÃba, os cineclubes e Mostras de Cinema Independente. Com efeito, problematizam-se as diversas leituras e as guerras de representaÃÃes acerca das temÃticas dos filmes e das prÃprias pelÃculas no formato Super 8 num processo de afirmaÃÃo da produÃÃo enquanto objeto cultural dentro do campo cinematogrÃfico.

ASSUNTO(S)

filme cinematogrÃfico sexo no cinema historia cinema paraibano super 8 sexualidade paraÃba cinema super 8 films sexuality cinema - paraÃba - 1979-1986

Documentos Relacionados