Filme Documentario
Mostrando 13-24 de 97 artigos, teses e dissertações.
-
13. Ocupar com o cinema – escrita da história das lutas urbanas em Ressurgentes – um filme de ação direta
Resumo O artigo analisa a retomada de arquivos de cerca de dez anos de lutas urbanas conduzidas por movimentos autônomos de Brasília e sua articulação através da montagem no documentário Ressurgentes – um filme de ação direta. Interessa-nos apontar como a associação desses materiais heterogêneos aos testemunhos no presente dos próprios militant
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-08
-
14. A Escuta de Jovens em Filmes de Pesquisa
Resumo: Apresenta-se trajetória de um grupo de pesquisa dedicado à produção de conhecimento sobre jovens de espaços populares no contexto de produção de filmes de pesquisa. Dois filmes são descritos e interpretados com especial destaque aos dispositivos utilizados para colocar em diálogo as narrativas de si e contextos de vida e sociabilidade de jov
Educ. Real.. Publicado em: 2017-06
-
15. Fronteiras entre meios e formas em Cabra marcado para morrer
Resumo O documentário Cabra marcado para morrer (1964-1984) apresenta uma combinação original de elementos oriundos da prática do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC da UNE) que produziu o filme, da experiência televisiva do diretor na equipe do Globo Repórter e da prática dos cinemas diretos. Identificar nos fragmentos de
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-04
-
16. Ressonâncias entre cinema, cantos e corpos no filme As Hipermulheres
Resumo Neste artigo, propomos uma análise do documentário brasileiro As Hipermulheres (2011) a fim de descrever o modo como os cantos rituais participam da mise-en-scène dos sujeitos filmados e da própria câmera. O filme aborda a realização do Jamugikumalu, o grande ritual feminino do Alto Xingu. Indispensáveis para a realização do cerimonial, os c
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
-
17. Entre ruínas e viagens: memórias do deslocamento no documentário brasileiro, parte 2, Descaminhos
Resumo Este texto quer debater as configurações de uma memória do deslocamento no documentário brasileiro. Para isso, analisa o filme Descaminhos (Marília Rocha et al., 2007), cujo tema é a estrada férrea (ou o que dela sobrou) em quatro estados brasileiros. A intenção é verificar como a articulação entre depoimentos, imagens, sons e ruídos prod
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
-
18. A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória.
Resumo No livro A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória, Fernando Seliprandy analisa dois filme, O que é isso Companheiro? (1996) e Hércules 56 (2006), que narram um mesmo evento: o sequestro do embaixador norte americano Charles Burke Elbrick, realizado pela ação guerrilheira em curso no Brasil no ano de 1969. Com a descrição do mat
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
-
19. A educação ambiental pelas lentes do cinema documentário
Resumo: O número de produções cinematográficas destinadas a mostrar o esplendor, a abundância (e também a fúria) da natureza, bem como aquelas que evidenciam seu fim iminente parece, cada vez mais, ganhar visibilidade. Tomando como mote de análise o filme-documentário, nosso objetivo é problematizar as estratégias de linguagem operadas em alguns m
Ciênc. educ. (Bauru). Publicado em: 2016-12
-
20. Desafios éticos e políticos no vídeo Vida Estelita, subjetividades políticas em devir
Resumo Vida Estelita é um registro memorialístico da ocupação do Cais José Estelita, em Recife, em meados de 2014. Os entrevistados falam não apenas da luta pelo terreno, mas do desejo de novas formas de vida. Os realizadores excluíram da edição final trechos dos depoimentos em que os jovens, ao confrontarem a ordem estabelecida, se expunham mais fo
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
-
21. “MOSCOU”: O encontro marcado entre Coutinho e Tchekhov e a construção de uma estética distópica
RESUMO Este artigo examina Moscou, filme de Eduardo Coutinho, aproximando-o, a partir de conexões conceituais, filosóficas e estéticas, a questões da mesma ordem propostas pelo teatro de Tchekhov. Moscou revela-se um metafilme, momento de explicitação de um método de reflexão, uma epistemologia da obra cinematográfica de Coutinho. Ao centrar a discu
Novos estud. CEBRAP. Publicado em: 2016-11
-
22. Impactos de um documentário sobre o cotidiano de mães e filhos com deficiência: uma análise de cinedebates
Resumo O artigo analisa o impacto de um documentário sobre o cotidiano de mães e filhos com deficiência, exibido em congressos, festivais, universidades e escolas no Brasil, Colômbia e Japão. Produzido por profissionais do cinema e da saúde, cientistas sociais e uma rede de mulheres, o longa metragem “Um dia especial” foi premiado no Assim Vivemos
Ciênc. saúde coletiva. Publicado em: 2016-10
-
23. Eduardo Coutinho, linguista selvagem do documentário brasileiro
Resumo Dos seus documentários em locações reais aos filmados em ambientes fechados, o cineasta Eduardo Coutinho investigou incansavelmente os modos de falar de seus personagens, suas “invenções verbais”, suas possibilidades de fabular, captando nesse movimento a complexidade e as modulações da língua portuguesa de camadas diversas da população
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-06
-
24. Notas sobre o dispositivo no documentário contemporâneo
ResumoO trabalho investiga a potência do dispositivo enquanto estratégia criativa e política no documentário contemporâneo, adotando como recorte três filmes brasileiros recentes (Pacific, Rua de mão dupla e Câmara escura). Na análise, destacamos a vitalidade estética de cada obra - como elas enfrentam e sugerem alternativas para questões relevant
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2015-12