Filme De Artista
Mostrando 1-12 de 21 artigos, teses e dissertações.
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1. “Key-hole art”: Samuel Beckett e a peça televisiva
O artigo situa as peças televisivas de Samuel Beckett em relação à questão da autonomia dos meios artísticos. Aponta-se uma forma de trabalho com o meio televisivo semelhante àquele desenvolvida por Beckett em outros meios (teatro, prosa, rádio): a crítica às convenções de cada gênero (drama, romance, filme televisivo) e o desenvolvimento dos me
ARS (São Paulo). Publicado em: 20/01/2020
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2. Mangue Bangue, filme-limite.
RESUMO O propósito deste artigo é apresentar uma análise do “filme-limite” Mangue Bangue (1971), de Neville d’Almeida, tendo-se em vista a sua proximidade a questões e propostas contemporâneas do parceiro do cineasta, o artista plástico Hélio Oiticica, e ressaltando a convergência de ambos os artistas na experimentação com a forma cinema em i
ARS (São Paulo). Publicado em: 05/09/2019
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3. Narrative and database in “All that is Solid”, a desktop documentary
Resumo Este artigo propõe analisar “All that is Solid”, do artista e cineasta Louis Henderson, um filme-documentário que utiliza a área de trabalho de um computador como o pano de fundo para um novo tipo de estrutura narrativa a desdobrar-se. O filme é analisado, principalmente, através da noção de Lev Manovich de “banco de dados como uma forma
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 23/05/2019
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4. Agripina é Roma-Manhattan, um belo quase-filme de HO.
Resumo Não faz maior sentido perder-se em discussões sobre ser ou não inacabada a realização de Hélio Oiticica rodada na Wall Street de 1972 levando-se em conta o filme que temos visto desde 1992 (em quase todas as retrospectivas do artista mundo afora) enquanto uma obra experimental concebida a partir da prática superoitista brasileira daquele iníci
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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5. Política, colonização e revolução em O Leão de sete cabeças
Resumo: Produção italiana, realizada no Congo, África, em 1970, O Leão de sete cabeças é, segundo seu diretor, “um ato político-cultural de colaboração com a noção de luta tricontinental”, teorizada pelo guerrilheiro argentino Che Guevara. Considerado aqui como aplicação do manifesto Tricontinental, o filme tornou-se um importante documento
Civitas, Rev. Ciênc. Soc.. Publicado em: 2017-08
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6. Serguei no México: Greenaway e a representação pós-moderna do artista queer
Resumo Em seu filme Que viva Eisenstein! (2016), o diretor britânico Peter Greenaway homenageia a figura de um importante pioneiro da linguagem cinematográfica, Serguei Eisenstein, centrando a narrativa na passagem do cineasta soviético pelo México. O filme traz uma reflexão sobre as opções estéticas do próprio Greenaway, que, ao longo de sua carrei
Ilha Desterro. Publicado em: 2017-04
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7. LUGARES/OLHARES DES-LOCADOS E A CONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO DO OUTRO EM ATONEMENT, DE IAN MCEWAN, E NA ADAPTAÇÃO FÍLMICA, DE JOE WRIGHT
A problematização de categorias dicotômicas num mundo plural, heterogêneo e contraditório, cujas fronteiras sócio-artística-culturais são questionadas e confrontadas, impulsiona o artista a olhar para regimes estéticos que apropriadamente busquem o enfrentamento destas questões. A metaficção, como um fenômeno estético, intencionalmente autorref
Ilha Desterro. Publicado em: 2013-12
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8. Da performance ao cinema: análise sobre as experiências em metamorfoses de Ofélia / Performance of the film: analysis of the experiences metamorphosis of Ophelia
Esta dissertação tem como cerne de investigação realizar uma análise sobre a fronteira existente entre Teatro e Cinema na montagem dos Filmes de Teatro, elaborados por inúmeros diretores na contemporaneidade. A unidade de análise será realizada a partir da dualidade teórico/prática sobre a influência que o processo criativo de outro artista, neste
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/04/2012
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9. Do palco ao écran : Eles não usam black-tie / Do palco ao écran: Eles não usam black-tie
Esta pesquisa tem por objetivo conhecer o processo de criação do filme Eles não usam blacktie (1981), de Leon Hirszman, baseado na peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri, utilizando o referencial teórico fornecido pela Crítica de Processo (conforme Cecilia Salles) e os documentos referentes à realização da obra, tais como Argumentos, roteiros, St
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/04/2012
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10. O poder vai dançar de Tim Robbins: história, avanços e limites / Cradle will rock by Tim Robbins: history, advances and limits
Esta pesquisa se utiliza do filme O poder vai dançar (Cradle will rock, 1999), dirigido por Tim Robbins, para entender a História, os avanços e limites de dois momentos históricos: a década de 1930 e a de 1990 nos Estados Unidos. Definido como uma história predominantemente verdadeira, o filme apresenta personagens e fatos reais e fictícios, que se al
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2011
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11. Restauração cromática digital de fotografias em filme a partir da cartela Kodak Q-13: estudo de caso do acervo do Projeto Portinari
A documentação fotográfica de bens culturais tem sido utilizada desde o seu surgimento no início do século XIX, através de processos de base química, sendo inicialmente monocromática e colorida a partir do início do século XX, chegando atualmente aos processos de base eletrônica. Com o propósito de se obter na fotografia o máximo de informaçõe
Publicado em: 2011
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12. Bogart duplo de Bogart : pistas da persona cinematográfica de Humphrey Bogart, 1941-46 / Bogart double de Bogart : clues of the screen persona of Humphrey Bogart, 1941-46
As páginas seguintes consistem em uma etnografia histórica do olhar hollywoodiano. Em particular, descreve a sedimentação da persona cinematográfica de Humphrey Bogart (1899-1957) na primeira metade da década de 1940. O foco analítico é duplo: por um lado, está atento às relações de gênero inscritas em suas performances; por outro, procura relac
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/04/2010