Restauração cromática digital de fotografias em filme a partir da cartela Kodak Q-13: estudo de caso do acervo do Projeto Portinari

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

A documentação fotográfica de bens culturais tem sido utilizada desde o seu surgimento no início do século XIX, através de processos de base química, sendo inicialmente monocromática e colorida a partir do início do século XX, chegando atualmente aos processos de base eletrônica. Com o propósito de se obter na fotografia o máximo de informações cromáticas e tonais semelhantes ao objeto original, tem sido adotado o uso de cartelas de referência junto à cena/objeto, cuja função é permitir ajustes após o registro fotográfico. Essas cartelas podem colaborar inclusive na identificação do esmaecimento, ou seja, perda cromática à qual as fotografias de base química estão sujeitas. Na documentação fotográfica realizada pelo Projeto Portinari das obras do artista Portinari, objeto de estudo dessa pesquisa, realizada nas décadas de 1970 e 1980, foram utilizadas as cartelas de referência cromática Kodak Q-13, colorida e em tons de cinza, produzidas pela Kodak ou por outra empresa autorizada. Essas cartelas foram, a princípio, desenvolvidas para avaliação e correção cromática para fotografias de base química e não para processamento digital. Nessa pesquisa, o principal objetivo é desenvolvimento de metodologia capaz de restaurar as cores e tons da fotografia através de processamento digital de imagem, cuja referência cromática seja as cartelas Kodak Q-13. Para isso, foi realizado o estudo colorimétrico de três diferentes anos de fabricação das cartelas coloridas e em tons de cinza, bem como foram utilizados dois diferentes equipamentos de colorimetria, a fim de certificar os valores cromáticos gerados. Os resultados colorimétricos indicaram melhor consistência para a cartela em tons de cinza em relação à colorida. Os resultados obtidos a partir dos experimentos realizados e das metodologias desenvolvidas indicam que é possível realizar a restauração cromática das imagens fotográficas, cujas cartelas de referência sejam a Kodak Q-13. Por fim, restaurar e/ou conservar acervos fotográficos pode colaborar com o patrimônio cultural, sendo essa colaboração de diversas formas: como fonte histórica, como referência para restauradores, identificação de autenticidade, outras.

ASSUNTO(S)

projeto portinari documentação conservação e restauração teses. fotografia colorida técnicas digitais teses. processamento de imagens técnicas digitais teses. cromatica teses. fotografia filmes teses. imagens fotograficas conservação e restauração teses. patrimônio cultural proteção teses. teses eba.

Documentos Relacionados