Eugenio Barba
Mostrando 13-24 de 26 artigos, teses e dissertações.
-
13. O Entrelaçamento dos Estudos Modernos da Performance e as Correntes Atuais em Antropologia
RESUMO Este texto propõe uma discussão da relação entre a Performance, o Teatro e a Antropologia. Apresentam-se as origens das relações entre performance e antropologia, elencando as principais ideias dos pioneiros norte-americanos e franceses. Comparam-se os relacionamentos entre artistas e antropólogos como Richard Schechner e Victor Turner, Eugenio
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2011-06
-
14. Processos de criação: teatro e imaginário / Creation process: theatre and imaginary
A presente tese de doutorado relata processos de criação em Teatro e Imaginário, proposta de formação de professores em diálogo com autores e encenadores através de uma hermenêutica simbólica. A parte vivencial da pesquisa, o curso Teatro da Imaginação, gerou material de referência para os processos aqui descritos e analisados. A proposta tem ant
Publicado em: 2011
-
15. Aikido and Contemporary Actor´s Body / O aikido e o corpo do ator contemporâneo
A presente pesquisa tem como objeto de estudo as técnicas, princípios e filosofia da Arte Marcial Japonesa chamada Aikido, em diálogo com princípios e métodos desenvolvidos por Meyerhold, Rudolf Laban, Eugênio Barba e Grotowski, objetivando criar procedimentos que auxiliem a preparação corporal do ator e sua criação artística. Busca-se, portanto,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/05/2009
-
16. A expressividade do discurso flamenco: um diálogo entre as Carmens de Mérimée, Saura e Godard
Esta pesquisa desenvolve um diálogo entre a obra Carmen, de Prosper Mérimée e as adaptações de Carlos Saura e Jean-Luc Godard. Tem o intuito de analisar a personagem principal por meio da dança flamenca e das cores vermelha e preta. Apresenta ainda a evolução diacrônica do Flamenco e comenta a importância da gestualidade típica desta dança. O tra
Publicado em: 2009
-
17. Treinamento do ator : plano para a reinvenção de si
Esta pesquisa busca ampliar os estudos sobre a formação do ator visando identificar e explorar princípios e procedimentos que promovam a autonomia técnica e criativa do ator no exercício profissional. A proposta de treinamento tem por base as práticas de Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski, Eugenio Barba e das experiências junto ao grupo Internac
Publicado em: 2009
-
18. Movimentos de encenação em corpos de pensamento-criação
Essa dissertação se insere no campo das artes cênicas, constituindo uma reflexão teórica acerca da direção teatral e de procedimentos empregados na produção de três espetáculos da Santa Estação Companhia de Teatro (Porto Alegre/RS). A pesquisa refere-se a minha experiência como diretora da companhia e portanto, não se faz de forma distanciada,
Publicado em: 2009
-
19. Vakhtangov in search of the theatricalization / Vakhtangov em busca da teatralidade
Vakhtangov in search of the theatricalization takes as an object of study the ways of formation of scene and the proposals for the work of the actor in the last works developed by the Russian director, in the years of 1920-1922, and his contributions for the contemporary theater. During this period, there were analysed the proposals of re-creation of concept
Publicado em: 2008
-
20. Catirina, o boi e sua vizinhança : elementos da perfomance dos folguedos populares como referência para os procesos de formação do ator
Esta pesquisa tem como objetivo a observação, investigação e aplicação de princípios presentes no fazer dos brincantes dos folguedos e festas da tradição popular brasileira, que podem se constituir referências para o processo de formação e criação do ator. Como estudo de caso, o trabalho propõe a brincadeira do Bumba-meu-boi, da forma como é
Publicado em: 2006
-
21. Catirina, o boi e sua vizinhança: elementos da perfomance dos folguedos populares como referência para os procesos de formação do ator
Esta pesquisa tem como objetivo a observação, investigação e aplicação de princípios presentes no fazer dos brincantes dos folguedos e festas da tradição popular brasileira, que podem se constituir referências para o processo de formação e criação do ator. Como estudo de caso, o trabalho propõe a brincadeira do Bumba-meu-boi, da forma como é
Publicado em: 2006
-
22. A voz integrada: uma análise das proposições de Grotowski, Barba e Staniewski para o treinamento vocal e sua aplicação na preparação do ator.
The aim of this dissertation was to develop a methodological proposal for the vocal preparation of the actor based on an analysis of the voice training developed by Jerzy Grotowski, Eugenio Barba and Wlodzimierz Staniewski. After a brief summary of the authors artistic experience and the three directors careers, recurring elements common to the vocal trainin
Publicado em: 2005
-
23. Reflexões sobre a noção de teatro de grupo
Esta dissertação foi desenvolvida como resultado de estudo para o curso de Mestrado em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. O objetivo deste trabalho foi refletir sobre modos de organização da atividade teatral e identificar noções de Teatro de Grupo. Parte-se da experiência da Commedia dellarte, considerada aqui como uma das precursora
Publicado em: 2005
-
24. Antes da cena, o treinamento: o trabalho do ator nos bastidores de si mesmo
O presente estudo se propõe a investigar o papel do treinamento pré-cênico no trabalho do ator, buscando evidenciar os elementos que se constituem em suas bases materiais Para tanto, busca referencias teóricas-práticas na Antropologia Teatral, disciplina que Eugenio Barba define como " o estudo do ser humano em situação de representação organizada".
Publicado em: 2004