Antes da cena, o treinamento: o trabalho do ator nos bastidores de si mesmo

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

O presente estudo se propõe a investigar o papel do treinamento pré-cênico no trabalho do ator, buscando evidenciar os elementos que se constituem em suas bases materiais Para tanto, busca referencias teóricas-práticas na Antropologia Teatral, disciplina que Eugenio Barba define como " o estudo do ser humano em situação de representação organizada". Nossa investigação se apóia nos principais conhecimentos produzidos sobre a arte do ator, nos teatrolaboratórios, ao longo do século passado, pelos chamados Reformadores do Teatro do Século XX. Aprendizagem, formas de organização e transmissão de conhecimentos relativos à arte do ator são temas essenciais que permeiam esta pesquisa sobre a " intimidade" da arte da representação no teatro e do ator que busca parâmetros concretos para o desenvolvimento do seu trabalho. Nesse estudo, a totalidade do trabalho do ator - corpo e mente integrados - inclui a dimensão cultural da experiência humana. A relação do ator com a no ção de bios cênico, conforme a consideramos, está de acordo com a compreensão de que existem níveis diferenciados de organização do trabalho do ator: o pré-expressivo e o expressivo, que correspondem, respectivamente, ao trabalho do ator sobre si mesmo e ao trabalho do ator na cena. A noção de Self, tal qual circunstanciada por Carl Gustav Jung, indica-me, mesmo que ainda preliminarmente neste trabalho, possíveis ferramentas conceituais, que se fazem necessárias quando se trata de estudar, mais detalhadamente, a dinâmica da subjetividade no trabalho do ator

ASSUNTO(S)

training, work of the actor on himself, pre-expressivity pré-expressividade treinamento trabalho do ator sobre si mesmo teatro

Documentos Relacionados