A expressividade do discurso flamenco: um diálogo entre as Carmens de Mérimée, Saura e Godard
AUTOR(ES)
Tania Cristina Ferreira Gasparini
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
Esta pesquisa desenvolve um diálogo entre a obra Carmen, de Prosper Mérimée e as adaptações de Carlos Saura e Jean-Luc Godard. Tem o intuito de analisar a personagem principal por meio da dança flamenca e das cores vermelha e preta. Apresenta ainda a evolução diacrônica do Flamenco e comenta a importância da gestualidade típica desta dança. O trabalho resultou na produção de um espetáculo em três atos, intitulado Um diálogo entre Carmens, cuja representação mostra, na prática, o tema estudado. Escolhemos Mikhail Bakhtin para estudar o dialogismo, Antonio Candido para estudar a personagem, Eugenio Barba para a gestualidade e Agnes Heller para o estudo das cores, entre outros.
ASSUNTO(S)
dança flamenca diálogo personagem flamenco dance letras dialoge character
Documentos Relacionados
- As Construções Linguísticas do Discurso Reportado: Um Diálogo Sociocognitivo
- Análise de discurso e a fonoaudiologia: um diálogo promissor
- Expression and vital energy in flamenco dance
- A pesquisa sobre as escritas: um diálogo entre Linguística, Semiótica e Antropologia
- Entre o diálogo e a discordância: um debate sobre as teses de Roberto Mangabeira Unger