Catirina, o boi e sua vizinhança: elementos da perfomance dos folguedos populares como referência para os procesos de formação do ator

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo a observação, investigação e aplicação de princípios presentes no fazer dos brincantes dos folguedos e festas da tradição popular brasileira, que podem se constituir referências para o processo de formação e criação do ator. Como estudo de caso, o trabalho propõe a brincadeira do Bumba-meu-boi, da forma como é brincada no Maranhão, utilizando ainda, como referência auxiliar para ampliação das possibilidades de reflexão, outras três brincadeiras maranhenses vizinhas à do Boi: o Tambor de Crioula, o Caroço e o Cacuriá. A fim de estabelecer a ligação entre o universo da brincadeira e o do teatro, foi realizada uma breve revisão histórica do trabalho de três grupos/artistas que, em sua trajetória, dialogaram de forma muito esclarecedora com as tradições populares: Vsevolod Meyerhold, Eugenio Barba e Odin Teatret, Luís Otávio Brunier e Lume. As três trajetórias revisadas apresentam também propostas metodológicas extremamente valiosas para os processos de formação e preparação do ator. Sendo assim, tal revisão buscou fundamentar a pertinência da investigação das brincadeiras populares para o fazer teatral, e teve também a intenção de levantar contribuições metodológicas para o estabelecimento de equivalências entre o fazer da brincadeira e a prática de treinamento do ator. Como aplicação prática da pesquisa, foram realizadas três oficinas com público e carga horária distintos, sempre propondo elementos da vivência da brincadeira como caminho útil ao fazer teatral. Foram observados e analisados ainda dois processos de montagem de espetáculo, realizados a partir do treinamento com a brincadeira popular, pelos grupos Peleja e MunduRodá, ambos com direção de atores do grupo Lume, os três grupos com sede em Campinas (SP). Como conseqüência da pesquisa, chegou-se à sistematização de princípios que podem ser ferramentas acrescentadoras à valorização e aplicação de brincadeiras populares para a formação em teatro. Da mesma forma, as experiências de aplicação e observação apontaram muitas possibilidades no diálogo entre teatro e brincadeira popular. Em seus resultados, o trabalho não buscou ser conclusivo, mas propositivo de caminhos a serem aprofundados e ampliados a partir das novas questões suscitadas.

ASSUNTO(S)

artes cênicas representação teatral cultura popular maranhão. artes

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