Eu Lirico
Mostrando 1-12 de 32 artigos, teses e dissertações.
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1. Contexto como espaço de criação e cocriação: um olhar sobre obras de Bakhtin e o Círculo
RESUMO Este artigo objetiva tratar do sentido de contexto em obras de Bakhtin e o Círculo. O corpus de pesquisa são as edições das obras assinadas por Volóchinov, Bakhtin e Medviédev publicadas no Brasil. Partimos de uma imagem recorrente sobre um espaço de criação e cocriação na produção de sentidos, identificado como comunicação discursiva,
Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso. Publicado em: 2022
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2. Autoficção e experiência em O pai da menina morta, de Tiago Ferro
Resumo Com base nos conceitos de “experiência do fora” de Maurice Blanchot e “experiência interior” de Georges Bataille, neste artigo analiso o deslocamento do sujeito para o fora no romance O pai da menina morta, de Tiago Ferro. Embora Blanchot recuse o Eu que fala na obra literária e seu discurso pessoal, proponho, ainda assim, como chave de lei
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 27/06/2019
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3. Por uma anatomia do gesto literário: design de si e exercício crítico em Laura Erber
Resumo “É tão perigoso falar do que desata?”, questiona Laura Erber no texto (poema?) “A retornada”, que encerra o livro homônimo lançado pela Relicário Edições em 2017. A escrita que parece conjugar aspectos biográficos da autora e elementos que fogem à especulação autoficcional organiza-se em torno de um binômio: o questionamento de uma
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 20/05/2019
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4. Filosofia cínica contemporânea e dispositivos éticos de resistência em Mula de Deus, de Hilda Hilst
resumo “Quem há de ouvir umas canções de mula?” é uma das perguntas feitas pelo eu lírico do poema Mula de Deus, que finaliza a narrativa Estar sendo: ter sido (2006), de Hilda Hilst. Último livro da produção literária da escritora, esta obra trata de modo filosófico de temas como: a instalação da velhice, a finitude humana e as tensões cí
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-08
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5. Os “Poemas da Negra”, uma leitura a contrapelo da “poesia do senhor do engenho”
RESUMO O presente artigo dedica-se a uma leitura dos doze “Poemas da Negra” de Mário de Andrade, escritos em 1928 e publicados em 1930 na obra Remate de males. A análise e a interpretação do conjunto amoroso nascem dos estudos do manuscrito Preto no acervo do escritor (Grillo, 2010), salvaguardado no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP), e segu
Estud. av.. Publicado em: 2017-05
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6. Poesias completas ou páginas de "assaz melancolia"?
Resumo Ao reunir os livros de poesia num único volume, Machado registrou que "[...] seria melhor ligar o novo livro [...]" – Ocidentais – "aos três últimos publicados, Crisálidas,Falenas, Americanas".1 Esta observação encontra-se na advertência ao leitor de Poesias completas, e subsidia nossa hipótese: o xeque-mate do último eu lírico machadian
Machado Assis Linha. Publicado em: 2015-12
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7. Mudanças ideacionais das representações linguísticas do heterônimo Álvaro de Campos na obra literária de Fernando Pessoa e em sua tradução para a Língua Inglesa
Este estudo propõe uma análise comparativa das representações poéticas do heterônimo pessoano Álvaro de Campos. O corpus investigado são os poemas traduzidos por Richard Zenith para a língua inglesa e seus respectivos originais. Esta pesquisa discute se as construções textuais do heterônimo nos poemas traduzidos apresentam equivalência com os or
DELTA. Publicado em: 2015-12
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8. Ilusão enunciativa na canção
Destacam-se neste trabalho as decorrências enunciativas da inevitável presença da fala na linguagem da canção. Ao conceber uma letra, o compositor não apenas propõe um conteúdo, mas também as unidades entoativas (modos de dizer) que figurativizam a melodia e lhe atribuem um valor oral. São essas entoações que fazem do intérprete o foco de toda c
Per musi. Publicado em: 2014-06
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9. Verbo fálico: sobre o erotismo divino na canção Sobre todas as coisas de Chico Buarque e Edu Lobo
Este artigo pretende realizar uma leitura interpretativa da canção Sobre todas as coisas, composta por Chico Buarque e Edu Lobo, gravada originalmente no LP O grande circo místico (1983). A partir da ideia de canção como espaço que conjuga os textos verbal (a letra) e musical (melodia, harmonia e ritmo), vistos em relação de mútua correspondência,
Per musi. Publicado em: 2014-06
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10. Estudo sobre a lírica da lembrança em três fragmentos de Safo de Lesbos
Este trabalho analisa questões concernentes à lembrança em três fragmentos de Safo de Lesbos. Nosso objetivo é abordar a lembrança como um sinal de que o indivíduo caminhava os primeiros passos no exercício de pesquisa da vida interior. O presente trabalho constitui uma discussão sobre a recordação em três fragmentos de Safo de Lesbos. Nessa disc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/08/2012
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11. Nos arredores da Casa do sol: as imagens espaciais no imaginário hilstiano
Hilda Hilst (1930-2004) produziu uma poesia prenhe de imagens, símbolos e arquétipos. Diante disso, este estudo investiga as imagens relacionadas ao espaço. Há uma relação profícua entre o espaço e a construção da lírica hilstiana. Podemos mencionar a relação da escritora com sua Casa do Sol, construída a partir do desejo de uma dedicação int
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2012
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12. A Paixão segundo Mário de Andrade / Passion according to Mário de Andrade
Este trabalho examina a estrutura sacrificial que se encontra no centro da obra de Mário de Andrade. A primeira parte da tese é uma análise do livre de estreia de Mário, Há uma gota de sangue em cada poema, obra que se organiza como um rito sacrificial em que o próprio eu-lírico figura como vítima expiatória. A parte seguinte do trabalho se dedica a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/04/2011