Educational Games
Mostrando 25-36 de 102 artigos, teses e dissertações.
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25. Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos
A disciplina de Algoritmos e Programação se revela para muitos alunos como verdadeira barreira durante os cursos de computação. Estes, não habituados com as novas formas de pensar requeridas pela disciplina, bem como não possuindo certas habilidades necessárias nesta, encontram dificuldades que, por vezes, culminam na reprovação e evasão. Diante de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2011
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26. Um estudo sobre a utilização de jogos na sala de aula : aprendendo através de atividades digitais ...
O presente trabalho pretende refletir sobre a utilização de atividades digitais, tais como, materiais e jogos na prática pedagógica educativa de crianças da pré-escola. As atividades digitais abordam o lúdico e a fantasia a partir da personagem bruxa. Para o desenvolvimento da aplicação foi utilizado o software de autoria Flash MX da Macromedia com
Publicado em: 2011
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27. Construção do Conceito de Gene por meio de jogos pedagógicos
Esta pesquisa objetivou verificar o potencial de jogos pedagógicos como auxiliadores no processo de construção do conceito de gene, entre alunos de Ensino Médio. Os jogos pedagógicos, criados especificamente para este trabalho, foram testados com alunos de terceiros anos do Ensino Médio da Escola Estadual Presidente Vargas, da cidade de Dourados, Mato
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2010
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28. O jogo "Paraná em questão" na ação docente : para uma aprendizagem significativa no ensino de geografia
From the context of the classroom it was inquired of the possibilities of the education process education of geography by means of the elaboration and application of a game with contents of regional character in a perspective of the meaningful learning. A fondness aimed at to make to arrive until the students chances of learning of playful character to take
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2010
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29. Trilhando a estrada de tijolos amarelos da educação ambiental com os jogos educativos
In recent years the ludic has been studied by several areas of knowledge and numerous authors as a facilitator way in the teaching-learning process. Its importance, contribution and benefit to the childs development and learning in affective, physical, cognitive, social and psychic aspects are evidenced in several studies worldwide. In this work we made a ge
Publicado em: 2010
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30. Um modelo de explicação baseado em casos para jogos colaborativos. / A model of case-based explanation for collaborative games.
Com o advento da tecnologia, os jogos eletrônicos com fins educacionais se tornaram mais uma opção de recurso a serem utilizados pelos educadores no processo de ensino, sendo um excelente recurso para a criação, desenvolvimento e prática do conhecimento, facilitando o processo de aprendizagem e ainda sendo prazerosos, interessantes e desafiantes. Com o
Publicado em: 2010
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31. Estudo de uma Ferramenta de Autoria Multimidia para a Elaboração de Jogos Educativos / Research of a multimedia authoring, tool for the development of educational games
Este trabalho descreve o tema de pesquisa desenvolvido em novel de Dissertação de Mestrado, que é o estudo de uma ferramenta de autoria em multimídia, voltada para a elaboração de jogos educativos computadorizados. Esta ferramenta aproveita-se das vantagens dos jogos educativos computadorizados como alternativa para a utilização da informática na es
Publicado em: 2010
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32. JOGO EDUCACIONAL PARA APOIAR O ENSINO DE TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DE TESTES DE UNIDADE
O teste de software, visto como uma das medidas de qualidade do software tem suas técnicas e práticas pouco aplicadas pelas empresas, para tal, a falta de profissionais habilitados e disponíveis para a implantação destas técnicas e práticas de teste é apontada como um dos principais fatores. O ensino de teste de software, comumente abordado durante a
Publicado em: 2010
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33. A formação na linha de fogo : videogames de guerra e a psique danificada
The objective of this thesis was the formative dimension of the youth in the contemporary world. We noticed that we could reflect upon this dimension through the following inquisition: What makes the youth be uninterested by the ―school seat‖, and trade them for ―Lan Houses seats‖. This problem leads us to think about some aspects of
Publicado em: 2010
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34. Saberes da terra: o lúdico em Bombas, uma comunidade quilombola (estudo de caso etnográfico) / Knowledge of the land: playfulness from Bombas, a black quilombola community (an ethnographic case study).
A History and Historiography of Education case study project supported by ethnographic elements and intended to understand, acknowledge, record and think about forms of play in a black community. The research is conducted in the community of Bombas, located in Iporanga, São Paulo, which is currently attempting to be recognized as a remnant quilombo (ancient
Publicado em: 2010
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35. Culturas infantis : crianças brincando na rua e em uma pré-escola na cidade da Praia (Cabo Verde) / Peer culture in the early years : children playing on the street and at a preschool in Praia city (Cabo Verde)
The purpose of this ethnographic study is to observe and reflect on the games that are played by children in the streets, as well as those played in a kindergarten in Praia, capital city of Cape Verde, Africa. The pertinence of this study is based on the group of academic productions that criticize the colonialism that has been carried out in Brazil, and aro
Publicado em: 2010
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36. A framework to support construction of experiments in empirical evaluation of educacional games / Um framework para apoiar a construção de experimentos na avaliação empírica de jogos educacionais
The adoption of new approaches to teaching has been recently explored by several researchers. In the context of teaching approaches, educational games have been used, which are believed to make the teaching learning process more attractive and productive. However, evidence on the impacts of the adoption of educational games in the area of Software Engineerin
Publicado em: 2009