Dramaturgia Da Forma
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13. Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum
Essa pesquisa se inicia na busca da compreensão de uma dramaturgia para o teatro de animação. A partir de um reconhecimento de especificidades desse teatro, percebe-se que a dramaturgia como texto não abarcaria todas as necessidades que essa forma de espetáculo se utiliza como técnicas discursivas. Compreendendo, portanto, relações como a do ator com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/08/2011
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14. Relações comunicativas no processo de criação teatral: o diretor dramaturgo
A partir do monólogo, aqui chamado forma teatral elementar, estudar o processo de criação artística da direção teatral. A importância assumida pela figura do diretor teatral nas últimas décadas aponta para o surgimento de uma nova dramaturgia, a dramaturgia da encenação teatral. O diretor de teatro moderno assume papel de destaque no espetáculo c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/06/2011
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15. Drama decrouxiano: uma forma dramática para uma escritura mímica.
O presente trabalho propõe a investigação de dispositivos do Drama e de procedimentos narrativos da Mímica Corporal Dramática de Etienne Decroux, para o desenvolvimento de uma forma dramática escrita a serviço de uma dramaturgia mímica contemporânea. A pesquisa surge de indagações e reflexões sobre as relações entre o real e o ficcional na fáb
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2011
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16. Crítica da violência e do poder em WALTER BENJAMIN. / Critique of violence and power in WALTER BENJAMIN.
A discussão sobre a governabilidade da Alemanha de entre guerras, e a observação de sua crescente instabilidade, já sinalizando uma nova barbárie, leva a reflexão de Walter Benjamin sobre aquele espaço político a deduzir a vulnerabilidade da Constituição da República de Weimar, que acabou ferida com o estado de exceção nazista. O ensaio Crítica
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/03/2011
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17. Do idílio ao porrete: a dramaturgia para títeres de Frederico García Lorca / Do idílio ao porrete: a dramaturgia para títeres de Frederico García Lorca
Nascido em 1898 no interior de uma Espanha rural excessivamente católica e aristocrática, Federico García Lorca tornou-se um dos expoentes máximos da literatura espanhola e mundial. Sua obra teatral, impossível de ser separada de sua poesia, tornou-se bastante conhecida por sua envergadura trágica e por sua universal e recorrente temática de amor, mor
Publicado em: 2011
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18. A cultura espetacular das telenovelas: recepção, sexualidades e subjetividades em Paraíso Tropical 2007.
Este trabalho tem como objetivo investigar, além da problemática da televisão no Brasil e a interatividade entre as mídias, os processos e as práticas de recepção de uma telenovela a partir das mediações: cotidiano e subjetividade, o que permite problematizar as representações da sexualidade e os usos das subjetividades nas suas interfaces com as
Publicado em: 2011
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19. Sem medo das palavras: Introdução à Obra de Lourdes Ramalho
Esta dissertação é uma breve introdução à obra de uma das mais importantes dramaturgas da atualidade: Lourdes Ramalho (Maria de Lourdes Nunes Ramalho, Jardim do Seridó-RN, 1926). A sua produção literária para adultos (peças de teatro e/ou cordéis) foi pensada aqui considerando três aspectos que, relacionados, dão à sua escrita uma forma singul
Publicado em: 2011
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20. Do ponto do meio ao auscultar do estalo: o percurso transformativo dos gêneros do discurso no processo de criação dramática de Luís Alberto de Abreu
Edificada sob a criação colaborativa, parte da obra de Luís Alberto de Abreu torna-se fruto de um movimento dialógico que se arquiteta via discursos de diferentes sujeitos, de horizontes sociais distintos, que participam da sua concepção e da relação com outros discursos, textos e elementos transtextuais que evidenciam as vozes e o emaranhado de fios
Publicado em: 2011
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21. O encontro do teatro musical com a arte engajada de esquerda: em cena, o Show Opinião (1964)
A presente pesquisa buscou construir um diálogo entre Arte e Sociedade partindo do espetáculo musical Show Opinião realizado em 1964 pelo Grupo Opinião e pelo Teatro de Arena de São Paulo na cidade do Rio de Janeiro. O musical de Oduvaldo Vianna Filho, Paulo Pontes e Armando Costa marcou a cena teatral brasileira não só pelo caráter inovador de sua d
Publicado em: 2011
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22. Corpo que age, sente e pensa : dramaturgia do meu corpo e do encontro de duração. Paralelo com a filosofia de Henri Bergson / Body that do, feel and think : creative process and Bergsonism
A partir de uma experiência pessoal de criação do espetáculo TANTAS OUTRAS QUANTAS, solo teatral fundamentado nos métodos de pesquisa do Grupo Lume, esta pesquisa objetiva refletir sobre as condições deflagradoras e o próprio fluxo das experiências de criação. O objetivo é pesquisar: Quais foram as relações entre o agir, o sentir e o pensar nos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/01/2010
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23. Four black revolutionary plays: Amiri Baraka e a construção de uma dramaturgia revolucionária negra / Four black revolutionary plays: Amiri Baraka and the construction of a black revolutionary dramaturgy
Esta pesquisa pretende apontar a presença e a representação de elementos revolucionários nas estruturas formais das Four Black Revolutionary Plays: All Praises to the black man (Quatro Peças Revolucionárias Negras: Todos os louvores ao homem negro). Peças escritas pelo dramaturgo negro Amiri Baraka que, sobretudo nos anos sessenta, se colocou contra o
Publicado em: 2010
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24. A modernidade teatral em o homem e o cavalo de Oswald de Andrade
O presente estudo realiza uma análise da obra O homem e o cavalo (1934), de Oswald de Andrade, na tentativa de demonstrar a importância da dramaturgia oswaldiana no processo de modernização do teatro nacional. A peça se divide em nove quadros nos quais se constroi uma síntese do processo de formação histórica ocidental. A tônica do texto é a desco
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2010