A cultura espetacular das telenovelas: recepção, sexualidades e subjetividades em Paraíso Tropical 2007.
AUTOR(ES)
Dulcina Tereza Bonati Borges
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo investigar, além da problemática da televisão no Brasil e a interatividade entre as mídias, os processos e as práticas de recepção de uma telenovela a partir das mediações: cotidiano e subjetividade, o que permite problematizar as representações da sexualidade e os usos das subjetividades nas suas interfaces com as construções de gênero. Tais conceitos vêm ganhando espaço na televisão, sendo possível analisar o papel desempenhado pelo consumo dessas representações, principalmente nos grandes centros urbanos. A proposta é questionar o fascínio do homem/mulher contemporâneo com a mídia e a sua relação com a dramaturgia televisiva cotidiana. Tendo como suporte teórico a História Cultural, coloca em destaque a indústria cultural e as questões de gênero. Dessa forma, foram privilegiados os trabalhos de Chartier, Foucault, Edgar Morin, Stuart Hall, Canclini, Martin- Barbero, Maria Immacolata Vassallo de Lopes, Silvia Helena Simões Borelli, Vera da Rocha Resende, Scott, Rolnik, Tereza de Lauretis e Butler no que diz respeito a conceitos tais como representações, novos estudos culturais, produção, recepção, mediações e gênero.
ASSUNTO(S)
recepção telenovelas cotidiano gênero subjetividades historia história e cultura história social telenovelas - brasil comunicação de massa e história relações de gênero história e cultura reception soap operas everyday life gender subjectivity
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bdtd.ufu.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3355Documentos Relacionados
- A SEGMENTAÇÃO LINGUÍSTICA DAS LEGENDAS PARA SURDOS E ENSURDECIDOS (LSE) DE TELENOVELAS: UMA PESQUISA BASEADA EM CORPUS
- Olhares da recepção, a crítica cinematográfica em dois tempos
- Um Gilberto Freyre à francesa: recepção, ensaísmo e circulação internacional
- Desenvolvimento tecnológico, estilo televisivo e telenovelas: possíveis reconfigurações do gênero na produção de Gabriela
- Recepção, mediação e midiatização: conexões entre teorias europeias e latino - americanas